Carregando Imagem Para Uma JLabel

4 respostas Resolvido
swingjava
rcarvalhoalencar

Olá gente. Tenho uma aplicação que precisa carregar uma imagem de acordo com o usuário.
Cada imagem tá renomeada como “codigodousuario.jpg”.

Vamos supor que eu quero carregar a imagem do usuario 1, então eu preciso carregar a imagem que está nesse caminho:
C:\1.jpg

Como posso fazer isso?

4 Respostas

rodriguesabner

Vc precisa primeiro recuperar o id desse usuário,

private void mostrarImg(int id){
    Icon fotoUser = new ImageIcon("c:/" + id);
    suaLabel.setIcon(fotoUser);
}
rcarvalhoalencar

A parte de recuperar o id é simples. A parte de carregar a imagem vai ser a ultima parte do método, lá já setei o cpf no campo dele, e também posso pegar direto do modelo aluno.getCpf.
O que me está dando errado e carregar a imagem. O método que você digitou não deu erro, mas também não carregou a imagem.

rodriguesabner

Se não apareceu, o caminho deve estar errado. Mostra o códgo q vc fez e mostra o caminho da imagem.

esse codigo abaixo é melhor, pq ele vai redimensionar sua imagem, mas mesmo assim, é o msm codigo

ImageIcon i = new ImageIcon(new ImageIcon("c:/" + id).getImage().getScaledInstance(suaLabel.getWidth(), suaLabel.getHeight(), Image.SCALE_DEFAULT));
   suaLabel.setIcon(new ImageIcon(i);
rcarvalhoalencar
Solucao aceita
try {
            tAlunos.lblImagem.setText("");
            ImageIcon i = new ImageIcon(new ImageIcon("c:/siade/sistema/bancodedados/fotosalunos/"+aluno.getCpf_numero()+".jpg").getImage().getScaledInstance(tAlunos.lblImagem.getWidth(), tAlunos.lblImagem.getHeight(), Image.SCALE_DEFAULT));
            tAlunos.lblImagem.setIcon(i);            
        } catch (Exception e) {
            System.out.println("Erro:" + e);
        }

Deu certo assim. Obirgado Tio Orochi.

Criado 3 de abril de 2020
Ultima resposta 3 de abr. de 2020
Respostas 4
Participantes 2