Pós graduação. (Mestrado)
Pessoalmente eu também estava na mesma encruzilhada que você amigo. E fui pesquisar a fundo. Percebi, que todas as pós oferecidas mais especificamente para JAVA, elas inclusive com
WorkShops induziam à Certirficação JAVA. Assim, percebi, que era perfeitamente factível obter uma Certificação ou várias em Java de acordo com o tempo de estudo e a prática
e buscar uma pós mais abrangente, digamos assim.
Ambos tem peso no mercado de trabalho. Só que para algumas empresas o peso da Certificação é maior e para outras o peso da pós é maior. Dependo do recrutador e do objetivo da empresa num momento futuro.
A minha escolha foi… :idea: : Exatamente hoje faço MBA em Engenharia de Sistemas ( um estudo bastante abrangente ) e comitantemente um curso de Java e preparatório para Certificação.
Daqui alguns meses é ir para o mercado de trabalho… e ver …
eu acho legal a certificação to no meio da minha graduação acho melhor fazer pós em algo como segurança de redes inteligencia artificial algo do tipo
em java é tenso pq se a linguagem cai em desuso e ai ???
Também acho
Porém, tem muitas pós graduação em Java que eu conheço que faz o treinamento como se fosse uma empresa, então essa é interessante pra quem não tem experiência, porque emprego ta cheio, mais com nego que tem experiência.
Eu não faria, porém entendo quem faz uma pós desse tipo que eu falei.
É isso ae.
[quote=Mauricio Linhares][quote=luidhi]Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s [/quote]
Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.[/quote]
Entao vc esta desvalorizando as pessoas que ainda nao tem experiencia na área, ou seja, a oportunidade deve ser somente pra quem já tem experiencia?
[quote=jximenes][quote=Mauricio Linhares][quote=luidhi]Não dê crédito a uma empresa que não reconhece um certificado java. Se não conhece a certificação, imagina como deve ser o “niver técnico” da empresa…
[]'s [/quote]
Antes de dizer isso você primeiro deveria descobrir porque eles não reconhecem. O que eu mais vejo é gente certificada que não tem experiência nenhuma de mercado e não sabe nada além da decoreba do papel.[/quote]
Entao vc esta desvalorizando as pessoas que ainda nao tem experiencia na área, ou seja, a oportunidade deve ser somente pra quem já tem experiencia? [/quote]
Faço o mesmo questionamento. Uma certificação não quer dizer ao contratante que você é perito na tecnologia, mass que tem o mínimo de conhecimento na mesma.
Se a certificação não for valorizada pelas empresas então fudeu. Como é que faz pra entrar no mercado ?
Li tudo e acho que não da para chegar a melhor conlusão!
Acho que é melhor vc faze o que vc acha melhor e de preferencia algo que nao seja ‘legal’ e sim algo que voce ve como algo que o mercado de trabalho busca!
Acho que essa escolha nao é tranquila, mas… alguma coisa a gente tem que teta rsrsr!
Passei por este dilema recentemente e cheguei a seguinte conclusão
Qual é o foco que você gostaria de dar para sua vida profissional?
Se você atuar mais na área gerencial ou coordenar equipes técnicas pos-graduação e o que você procura.
Não é uma boa fazer curso de Pos-Graduação passeado em linguagem de programação.
.:N:.
É muito relativo isso tudo… eu dou aula de informática a um bom tempo, e pretendo continuar ministrando cursos, e no futuro estarei em alguma faculdade como professor hehe… no meu caso uma pós, um mestrado ou doutorado é importantissimo.
.
Terminei minha faculdade agora no meio do ano, vou tirar a certificação ocjp neste mês, pretendo trabalhar um tempo como programador e nunca parando de estudar (pós, mestrado, doutorado)… preciso fazer a pós para seguir meu caminho academico.
.
Quanto a experiencia é complicado para as empresas, muitas pessoas reclamam que em todos os locais é EXIGIDO experiência de um determinado tempo, porém quem saiu agora da faculdade não a tem… e esta pessoa sofre muito para conseguir algo na área formada… só que se eu fosse dono de uma empresa ficaria com o pé atras em contratar alguem recem saido de uma faculdade, iria procurar alguem com… experiencia rs… é complicado… mas correndo atras mesmo sem esta “senha” que é a experiencia conseguimos algo.
.
See ya!
.:N:.
Boa tarde a todos.Aproveitando que desenterraram o tópico … também tenho esta dúvida especificamente para a pós ou cursos.No meu caso eu gostaria de melhorar meus conhecimentos e aprender uma nova linguagem. Na minha cidade (Itaperuna -RJ) não existem cursos para Java e provavelmente só no Rio de Janeiro-RJ tenha que são 360km de distancia.Mas na minha cidade tem um curso de Pós Graduação voltado para Java só que o problema é que são 18 meses de curso.No meu caso seria melhor esperar a oportunidade de fazer um curso por exemplo da Caelum nas minhas férias ou aproveitar e fazer a pós na minha cidade ?Obrigado!
o mestrado aqui no brasil n vai mudar tua vida em nada diante do mercado, o mundo academico não está alinhando com o mercado, como lá fora onde o academico influência o mercado e trabalham junto para evolução. Aqui só em areas que de fato são especificas. Mas, seu salario nao vai aumentar por ser mestre, para empresas pouco importa se eh mestre ou doutor, para as vagas mais tecnicas, talvez as mais focadas em business ter uma pos-graduação ajude, o MBA é muito bom quem faz tem certo valor agregado. agora se pretende seguir a carreira como desenvolvedor talvez será mais facil conseguir um bonus por certificação que tem, do que por um mestrado, há empresas que pagam um bonus, pela qtde q tem de certificação, isso pq ela vende para cliente que tem profissionais certificados internacionalmente, e aquelas que vivem daqueles projetinhos do governo são boas nisso. tudo depende de onde vc quer ir na sua carreira, no final na há receita de bolo.
Upando tópico antigo, quero dar minha opnião \o/
“NÃO SEJA PREGUIÇOSO, A CERTIFICAÇÂO CUSTA SÓ 200,00 REAIS E VOCÊ PASSA COM 1 MÊS ESTUDANDO PESADO”
ENTÃO FAÇA OS DOIS, A SUA PÓS-GRADUAÇÂO E A CERTIFICAÇÃO VOCÊ TIRA COMO HOBBY!!! xD
[quote=InsaneChess]Upando tópico antigo, quero dar minha opnião \o/
“NÃO SEJA PREGUIÇOSO, A CERTIFICAÇÂO CUSTA SÓ 200,00 REAIS E VOCÊ PASSA COM 1 MÊS ESTUDANDO PESADO”
ENTÃO FAÇA OS DOIS, A SUA PÓS-GRADUAÇÂO E A CERTIFICAÇÃO VOCÊ TIRA COMO HOBBY!!! xD[/quote]
Realmente precisava upar um tópico de 5 anos só para dar a opinião?
Se ainda você estivesse com a mesma dúvida…
Nesse meio tempo, o cara já pode ter concluído 2 especializações, ou ter tirado umas 4 certificações.
Eu tenho que postar isso. _
E só lembrando que as certs estão custando 150 obamas. =X
Ótimo tópico, tinha essa dúvida também e cheguei a conclusão que para mim o melhor é não fazer pós em Java, talvez em Engenharia de Software que poderia ser mais abrangente! Mas se certificar com certeza. Agora a carta de Yu-Gi-Oh! foi demais, kkkkkk, Saitou, chorei de rir, muito boa! Só dá maluco!
Bom, a um tempo atrás eu li esse tópico, estava desempregado, e também com a mesma dúvida…
Na verdade li esse tópico em 2009, agora tenho três anos de experiência, terminei a pós graduação esse mês e tirei a certificação OCJP6 em 14 de março deste Ano.
Minha conclusão foi:
Aprendi em ambos os processos, cada um com seu conceito de profundidade e objetivos… mas em todas as entrevistas, a certificação fez diferença, não provando minha experiência, mas provando que sou interessado realmente na tecnologia em questão.
[quote=rodrigo_ctba]Eis a questão !!!
Hoje em dia, tenho visto algumas instituições, tanto federal quanto privada, ofertarem pós em JAVA. Diante disso, gostaria de saber a opnião do grupo em … Fazer uma certificação JAVA ? ou fazer uma Pós em JAVA ?.. eis a questão.
[/quote]
Agora só falta inventar Doutorado em Java kkkkkk
Sobre pós em Java imagine vc formado na Federal que
cobra horrores dos alunos que lá estudam, perder uma vaga
para o Tião da rua de baixo que estuda em casa, ajuda nos posts
do GUJ e faz projetinhos java com os amigos no fim de semana?
kkk seria trágico.
Por isso pós em Java não rola pois o que manda é se você sabe ou não
e com certeza a Facul não iria aguentar renovar seu acervo de ensino para
se atualizar e acompanhar Java, resultando em aprendizado obsoleto
ou então sem qualidade de ensino.
Agora sobre certificação é parecido.
Tem empresa que valoriza muito
Tem empresa que não valoriza
enfim cada um vai decidir os interesses de acordo
com a empresa atual que trabalha ou já trabalhou kkkk que “nóia”…
A grande verdade é que você vai ganhar muito dinheiro com Java
de acordo com seu nível de conhecimento.
Com ou sem certificação a empresa vai querer saber se você sabe
ou não fazer a parada acontecer… hehehe
No entanto há sempre aquele indício no fundo da consciência a respeito
de a certificação contar um ponto a mais na hora da entrevista
afinal o cara estudou e esforçou para passar.
Sobre o fulano que disse que não contrata gente levando em conta a certificação
só pq tem gente que decora o livro…rsrsrs que ingênuo…kkk
Meu acorda, pois a maioria das empresas aplica prova de seleção…
E aí? Resolve a decoreba???
Sem mais
sucesso a todos…
Você fez pós em java?
[quote]ajuda nos posts
do GUJ e faz projetinhos java com os amigos no fim de semana? [/quote]
Duras palavras em amigo! Você ta aqui no GUJ, e diz isso ae?
Tira dúvidas la na Federal então.
Por experiência própria todas as vezes que troquei de empresa para melhorar meu currículo nenhuma empresa pediu diploma ou certificação. Todas me passaram problemas de acordo com a função para ver se conseguia resolver. Acredito sim que seja interessante ter certificações, mas para níveis de gerência de projetos como ITIL, BPM, CMMI ou outros afim. Até por que, não dá para ser a vida toda programador.
Se você olhar o TIOBE, é melhor você fazer uma Pós Graduação em C/C++, Java caiu muito, é uma piada não é? O que um coordenador de curso tem a cara de pau é oferecer pós graduação em Java. Quer concorrer com as empresas certificadoras? Quem vai dominar mais Java, quem fez a especialização Java ou o cara que fez a certificação oficial da criadora da ferramenta? Perguntei ao coordenador há muito tempo se um aluno certificado Java conseguiria eliminar matérias da especialização Java com a aprovação da criadora da tecnologia. Respondeu que não, não valia, então quem pode dizer quem sabe mais Java? é a instituição educacional ou a Sun/Oracle? é uma piada e enganação esses cursos.
Knowledgebr.