Muitas pessoas me perguntam sobre como funciona para enviar um artigo para a revista MundoJ. O primeiro passo é encaminhar para artigos@mundoj.com.br uma descrição do tema que pretende abordar em seu artigo. Sugiro que dêem uma olhada nas edições anteriores da revista para ver se um artigo com o mesmo tema já não foi publicado. Outra dica é pesquisar na internet o que já existe a respeito do tema. Procure dar algum diferencial ao seu artigo: um exemplo mais completo, uma explicação mais profunda dos conceitos, comparação com outras tecnologias e etc…
Aproveito a oportunidade para convidar os desenvovledores da comunidade GUJ para submeter propostas de artigos a revista. Aceitamos artigos com as seguintes temáticas:
Arquitetura de Software
Design de Software
Linguagem Java e APIs Básicas
Aplicações Corporativas (Java EE e etc…)
Desenvolvimento Web
Linguagens que executam na JVM
Aplicações Móveis (Java ME, Android …)
Métodos Ágeis
Persistência de Dados
Testes de Software
Ferramentas de Desenvolvimento
Frameworks
Certificações
E outros temas relacionados a desenvolvimento de software…
Tem muitos temas (todos muito interessantes), e fica até difícil escolher. Não conheço os assuntos de todos os temas a ponto de escrever um bom artigo.
Mas, alguns eu conheço, e já estou preparando uns títulos pra mandar
Vamos ver se o LPJava também se anima e escreve comigo. Já chamei ele …
Um otimo tema seria sobre a certificação JAVA, com as mudanças da prova depois que a Oracle comprou a Sun, este que tem sido um tema bem polemico dentro da comunidade.
Há alguma possibilidade da revista publicar algum artigo relacionado a banco de dados puro, mais especificamente SQL/Performance de queries? Se sim, teria prazer em elaborar algum.
Infelizmente esse não é o foco da revista, porém se no escopo do artigo estiver a interface da persistência com a aplicação, daí acho que conseguimos encaixar sim!
Não sei se encaixa do jeito que você falou, mas se não der, sem problema. Eu ajudo quando puder, aqui pelo fórum mesmo :)[/quote]
Fabrício, tenta montar um artigo que junte a integração de sql com alguma aplicação web J2EE por exemplo, e aí você detalha as suas queries, destacando pontos importantes, mais sem perder o foco na linguagem da aplicação. :-o
[quote=Almeidaah][quote=FabricioPJ]Algumas idéias que tive foram:
Escrevendo queries otimizadas
SQL avançado
Algum assunto relacionado a PL/SQL
Não sei se encaixa do jeito que você falou, mas se não der, sem problema. Eu ajudo quando puder, aqui pelo fórum mesmo :)[/quote]
Fabrício, tenta montar um artigo que junte a integração de sql com alguma aplicação web J2EE por exemplo, e aí você detalha as suas queries, destacando pontos importantes, mais sem perder o foco na linguagem da aplicação. :-o [/quote]
Uma boa sugestão! Seria interessante que o artigo também ressaltasse questões relativas a como a conexão deve ser estabelecida (como o tipo de isolamento), como os dados devem ser recuperados e etc…
Depende do objetivo da sua aplicação! A arquitetura não é boa ou ruim simplesmente, ela é adequada ou não de acordo com as necessidades da aplicação…
Acho que essa sua resposta saiu um pouco do escopo do tópico, não acha? Sugiro que você crie um novo tópico que tenho certeza que muitas pessoas terão o prazer em te ajudar. Ah, e forneça mais informações sobre os requisitos da aplicação!