Chamada de Artigos para a MundoJ

Caros amigos do GUJ!

Muitas pessoas me perguntam sobre como funciona para enviar um artigo para a revista MundoJ. O primeiro passo é encaminhar para artigos@mundoj.com.br uma descrição do tema que pretende abordar em seu artigo. Sugiro que dêem uma olhada nas edições anteriores da revista para ver se um artigo com o mesmo tema já não foi publicado. Outra dica é pesquisar na internet o que já existe a respeito do tema. Procure dar algum diferencial ao seu artigo: um exemplo mais completo, uma explicação mais profunda dos conceitos, comparação com outras tecnologias e etc…

Aproveito a oportunidade para convidar os desenvovledores da comunidade GUJ para submeter propostas de artigos a revista. Aceitamos artigos com as seguintes temáticas:

• Arquitetura de Software
  • Design de Software
  • Linguagem Java e APIs Básicas
  • Aplicações Corporativas (Java EE e etc…)
  • Desenvolvimento Web
  • Linguagens que executam na JVM
  • Aplicações Móveis (Java ME, Android …)
  • Métodos Ágeis
  • Persistência de Dados
  • Testes de Software
  • Ferramentas de Desenvolvimento
  • Frameworks
  • Certificações
  • E outros temas relacionados a desenvolvimento de software…

Ficarei aguardando a sua idéia!

Um tema bacana seria a Portabilidade do Android em Smarthphone e Tablets.
Criando uma app básica.

Tem muitos temas (todos muito interessantes), e fica até difícil escolher. Não conheço os assuntos de todos os temas a ponto de escrever um bom artigo.

Mas, alguns eu conheço, e já estou preparando uns títulos pra mandar :slight_smile:

Vamos ver se o LPJava também se anima e escreve comigo. Já chamei ele …

Um otimo tema seria sobre a certificação JAVA, com as mudanças da prova depois que a Oracle comprou a Sun, este que tem sido um tema bem polemico dentro da comunidade.

É isso aí pessoal! Estou gostando das sugestões e já recebi até alguns emails…

Estruturem direitinho a proposta de vocês e enviem apra mim!

seria um excelente tema!

Há alguma possibilidade da revista publicar algum artigo relacionado a banco de dados puro, mais especificamente SQL/Performance de queries? Se sim, teria prazer em elaborar algum.

eu teria o prazer de ler…rs

tenho certa vontade de aprender um pouco sobre isso… e futuramente tirar a certificação ai na sua assinatura (oca).

Infelizmente esse não é o foco da revista, porém se no escopo do artigo estiver a interface da persistência com a aplicação, daí acho que conseguimos encaixar sim!

Algumas idéias que tive foram:

1. Escrevendo queries otimizadas
  2. SQL avançado
  3. Algum assunto relacionado a PL/SQL

Não sei se encaixa do jeito que você falou, mas se não der, sem problema. Eu ajudo quando puder, aqui pelo fórum mesmo :slight_smile:

[quote=FabricioPJ]Algumas idéias que tive foram:

2. SQL avançado

Não sei se encaixa do jeito que você falou, mas se não der, sem problema. Eu ajudo quando puder, aqui pelo fórum mesmo :)[/quote]

Fabrício, tenta montar um artigo que junte a integração de sql com alguma aplicação web J2EE por exemplo, e aí você detalha as suas queries, destacando pontos importantes, mais sem perder o foco na linguagem da aplicação. :-o

[quote=Almeidaah][quote=FabricioPJ]Algumas idéias que tive foram:

2. SQL avançado

Não sei se encaixa do jeito que você falou, mas se não der, sem problema. Eu ajudo quando puder, aqui pelo fórum mesmo :)[/quote]

Fabrício, tenta montar um artigo que junte a integração de sql com alguma aplicação web J2EE por exemplo, e aí você detalha as suas queries, destacando pontos importantes, mais sem perder o foco na linguagem da aplicação. :-o [/quote]

Uma boa sugestão! Seria interessante que o artigo também ressaltasse questões relativas a como a conexão deve ser estabelecida (como o tipo de isolamento), como os dados devem ser recuperados e etc…

Olá Guerra,

Qual a sua sugestão sobre esta arquitetura? Posso fazer algumas comparações com outras.

https://plus.google.com/photos/118410300950690947795/albums/5618050664780851249

Agradeço desde já a sua ajuda… :slight_smile:

[quote=bobfroes]Olá Guerra,

Qual a sua sugestão sobre esta arquitetura? Posso fazer algumas comparações com outras.

https://plus.google.com/photos/118410300950690947795/albums/5618050664780851249

Agradeço desde já a sua ajuda… :slight_smile: [/quote]

Depende do objetivo da sua aplicação! A arquitetura não é boa ou ruim simplesmente, ela é adequada ou não de acordo com as necessidades da aplicação… :slight_smile:

Acho que essa sua resposta saiu um pouco do escopo do tópico, não acha? Sugiro que você crie um novo tópico que tenho certeza que muitas pessoas terão o prazer em te ajudar. Ah, e forneça mais informações sobre os requisitos da aplicação!

Ok, entendi estas partes…

Obrigado.