Chamada de Artigos para Revista MundoJ

Caros amigos do GUJ,

Estamos procurando por desenvolvedores experientes para contribuirem com artigos para a revista MundoJ. Se você tem algum conhecimento que acha que vale a pena compartilhar com nossos leitores, não exite em nos enviar sua proposta!

A submissão funciona da seguinte forma: você deve enviar um email para guerra@mundoj.com.br descrevendo o tema que gostaria de abordar em seu artigo. Tente deixar claro qual será o escopo do artigo e qual é a forma que pretende aborda-lo. Em seguida, caso o tema seja aprovado, você irá receber o template e as instruções para escrever o artigo.

Não percam essa oportunidade! Aguardo a submissão de vocês!

Muito bom!! Espero que minha mão esteja recuperada a tempo de eu submeter uma proposta.

Existe alguma forma de pagamento por artigo?

Guerra, muito legal. Agora, uma coisa…vocês não teriam temas preferênciais já definidos não para direcionar melhor os candidatos?

Não, os artigos são escritos por colaboradores.

Temos essa política pois não queremos que o dinheiro seja uma motivação para a escrita de artigos.

Quem é leitor da MundoJ e vê o tipo de artigo que é publicado consegue ter uma noção do tipo de tema. Não gosto de colocar os temas de forma explícita, pois isso pode inibir alguém com um tema interessante que não tenha sido incluído na lista. Resumindo, seria qualquer tema relacionado com desenvolvimento de software. No caso de se tratar de linguagens, programação, ferramentas ou frameworks, aceitamos artigos que focam na plataforma Java (o que também inclui outras linguagens que executam na JVM).

Acho que a grana se torna algo secundário aqui, pois, só o fato de você publicar algum artigo numa revista especializada já é uma ótima forma de fazer um plus no currículo e melhorar sua visibilidade na comunidade…e isso pode trazer benefícios financeiros posteriormente.

Não, os artigos são escritos por colaboradores.

Temos essa política pois não queremos que o dinheiro seja uma motivação para a escrita de artigos.[/quote]

Se fosse assim, a revista deveria ser vendida a preço de custo, certo?

ou seja distribuida de graça!

para quem estiver tempo será bom…

mas nada hj é de graça brother…eu mesmo não ia doar nada , ainda mais para uma revista, que ganha pela edição lançada…palhaçada essa agora!

[quote=RiQuInHo_$_$]ou seja distribuida de graça!

para quem estiver tempo será bom…

mas nada hj é de graça brother…eu mesmo não ia doar nada , ainda mais para uma revista, que ganha pela edição lançada…palhaçada essa agora![/quote]

Concordo que nada é de graça, mas, nem sempre o pagamento precisa ser em dinheiro. Como já falei, a visibilidade que o seu nome ganha ao publicar artigos em revistas ou sites especializados já é um ótimo incentivo.

Não faço parte da revista nem nada, mas, vejo dessa forma.

[quote=marlon patrick][quote=RiQuInHo_$_$]ou seja distribuida de graça!

para quem estiver tempo será bom…

mas nada hj é de graça brother…eu mesmo não ia doar nada , ainda mais para uma revista, que ganha pela edição lançada…palhaçada essa agora![/quote]

Concordo que nada é de graça, mas, nem sempre o pagamento precisa ser em dinheiro. Como já falei, a visibilidade que o seu nome ganha ao publicar artigos em revistas ou sites especializados já é um ótimo incentivo.

Não faço parte da revista nem nada, mas, vejo dessa forma.[/quote]

Como falei, os artigo são de colaboradores, que querem escrever na revista. Se você não quiser está no seu direito!

Pessoalmente já obtive muito retorno em relação ao reconhecimento do conteúdo que publiquei na MundoJ. Levar um exemplar da revista com um artigo seu em entrevistas de emprego, por exemplo, é algo que impressiona bastante os avaliadores. Principalmente se for um conteúdo relevante e relacionado com a vaga!

[quote=Guerr@][quote=marlon patrick][quote=RiQuInHo_$_$]ou seja distribuida de graça!

para quem estiver tempo será bom…

mas nada hj é de graça brother…eu mesmo não ia doar nada , ainda mais para uma revista, que ganha pela edição lançada…palhaçada essa agora![/quote]

Concordo que nada é de graça, mas, nem sempre o pagamento precisa ser em dinheiro. Como já falei, a visibilidade que o seu nome ganha ao publicar artigos em revistas ou sites especializados já é um ótimo incentivo.

Não faço parte da revista nem nada, mas, vejo dessa forma.[/quote]

Como falei, os artigo são de colaboradores, que querem escrever na revista. Se você não quiser está no seu direito!

Pessoalmente já obtive muito retorno em relação ao reconhecimento do conteúdo que publiquei na MundoJ. Levar um exemplar da revista com um artigo seu em entrevistas de emprego, por exemplo, é algo que impressiona bastante os avaliadores. Principalmente se for um conteúdo relevante e relacionado com a vaga!
[/quote]

Bom, eu não encaro assim, justamente por já ter escrito (para a “outra” revista, sabe?). Na época, escreví sobre jBPM, que era algo que estava intimamente relacionado com o que faço profissionalmente (SOA), e, mesmo assim, não me deu reconhecimento algum… só o trabalho de responder dúvidas em relação ao artigo. Acho que o trabalho que tive com relação ao retorno não chega nem perto de um pagamento em dinheiro.

E, para aqueles que acreditam que reconhecimento é pagamento, respondo com um link: http://divasca.blogspot.com/

[]'s

Quem tem reconhecimento publica no seu próprio blog, não precisa de revista. É mais pra quem quer aparecer mesmo.

As grandes marcas querem sempre aparecer…seja na tv, no jornal, na revista…elas querem sempre aparecer para que o seu produto ou serviço seja mais vendido e mais valorizado. Da mesma forma isso serve para o profissional.

Olá pessoal!

Acho que não é o objetivo desse tópico gerar uma discussão em relação ao pagamento ou não dos artigos. Queria apenas deixar claro que a revista não procura por autores interessados em fazer isso pelo dinheiro, mas interessados em divulgar suas ideias e seu conhecimento.

Gostaria de argumentar em relação ao valor em se publicar em uma revista como a MundoJ. Acho muito legal quando alguém cria um blog e começa a colocar um conteúdo interessante. Eu mesmo muitas vezes compartilho os links e recomendo o acesso aos meus alunos em posts interessantes. Porém acredito que a revista MundoJ tenha uma proposta diferentes e inclusive já tivemos vários autores que mantém seus blogs pessoais (que inclusive foram divulgados a partir dos artigos).

A revista MundoJ já possui mais de 8 anos de história e hoje é uma revista bem conceituada e bastante conhecida na comunidade de desenvolvimento de software, tanto é que possui inclusive avaliação B5 da CAPES na área ENGENHARIAS IV, mesmo não sendo uma publicação científica. Ao publicar na MundoJ, seu artigo estará sendo visto e lido por milhares de leitores que acompanham a revista. Além disso, seu artigo irá passar por um processo de revisão com um dos membros de nossa equipe técnica, que irá ajudar na melhoria do artigo até que o mesmo esteja pronto para publicação. Ter um artigo publicado na MundoJ, é ter um texto de sua autoria em um veiculo de comunicação na área de desenvolvimento de software conhecido por sua qualidade e competência.

Se você quer ser parte desse seleto time de autores, sua proposta será muito bem recebida!

[quote=Guerr@]Olá pessoal!

Acho que não é o objetivo desse tópico gerar uma discussão em relação ao pagamento ou não dos artigos. Queria apenas deixar claro que a revista não procura por autores interessados em fazer isso pelo dinheiro, mas interessados em divulgar suas ideias e seu conhecimento.

Gostaria de argumentar em relação ao valor em se publicar em uma revista como a MundoJ. Acho muito legal quando alguém cria um blog e começa a colocar um conteúdo interessante. Eu mesmo muitas vezes compartilho os links e recomendo o acesso aos meus alunos em posts interessantes. Porém acredito que a revista MundoJ tenha uma proposta diferentes e inclusive já tivemos vários autores que mantém seus blogs pessoais (que inclusive foram divulgados a partir dos artigos).

A revista MundoJ já possui mais de 8 anos de história e hoje é uma revista bem conceituada e bastante conhecida na comunidade de desenvolvimento de software, tanto é que possui inclusive avaliação B5 da CAPES na área ENGENHARIAS IV, mesmo não sendo uma publicação científica. Ao publicar na MundoJ, seu artigo estará sendo visto e lido por milhares de leitores que acompanham a revista. Além disso, seu artigo irá passar por um processo de revisão com um dos membros de nossa equipe técnica, que irá ajudar na melhoria do artigo até que o mesmo esteja pronto para publicação. Ter um artigo publicado na MundoJ, é ter um texto de sua autoria em um veiculo de comunicação na área de desenvolvimento de software conhecido por sua qualidade e competência.

Se você quer ser parte desse seleto time de autores, sua proposta será muito bem recebida![/quote]

Guerra, como diria Jack: vamos por partes.

Antes de mais nada, gostaria de te lembrar que fui seu aluno e não me lembro de sequer uma vez você ter citado algum blog interessante, mesmo que fosse o seu. Dito isso, acho que podemos deixar de fora a promoção de artigos em blogs em suas aulas.

Quanto à credibilidade da revista, é inquestionável. Porém, acredito que, para alguém que possui lucro com isso (a revista é paga - e muito bem paga, por sinal), acho injusto não pagar absolutamente nada para profissionais escreverem artigos de alta qualidade sem receber nada com isso, além de reconhecimento. Como diria o grande mestre DiVasca, “se reconhecimento virou pagamento, chama o chef que eu vou pagar a janta com uma salva de palmas”.

Quanto ao público da revista MundoJ, também acredito ser irrelevante, já que a grande maioria do público são apenas desenvolvedores aprendendo novas tecnologias, e não tomadores de decisão. Já conhecí um outro autor de artigos para a revista (mais de mil artigos ao todo, em diversas revistas, segundo contas do próprio) e, sinceramente, não enxerguei a carreira dele como algo que estivesse tendo grande destaque por conta destes artigos.

Assim, digo e reitero: acho injusto que essa revista tenha lucro com os artigos sem repassar nada para seus autores. Como já disse por aqui, já escreví um artigo antes e sabe o que eu ganhei? Uma avalanche de emails com dúvidas a respeito do artigo. Mais nada. Acredito que, quando você diz que foi reconhecido pelos seus artigos, acho que seria mais correto dizer que você foi reconhecido pelos seus artigos científicos, já que você é doutor pelo ITA.

Sem mais,
Alexandre

P.S: Acabei de me lembrar que, quando fui seu aluno e me apresentei, já havia escrito o artigo e dito a você. Você fez uma “poker face” e passou para a apresentação do próximo aluno.

Espero que não pense que minhas aulas são iguais para todas as turmas. O fato de não ter indicado nenhum link para sua turma, não significa que não indiquei para as outras. Se quiser prova, veja no meu twitter que verá vários links para posts de blogs que eu retwittei, recomendando aos alunos que me seguem.

Deixo bem claro para todos os autores que os artigos não são remunerados e eles concordam com isso. A atividade da equipe técnica também é voluntária. Eu acharia injusto se esse fato fosse omitido dos autores, porém como ambas as partes concordam eu não vejo nada de injusto nisso.

Se ao dizer que a revista é muito bem paga quis dizer que o preço é abusivo, peço para comparar com os concorrentes em questões como qualidade do papel, qualidade da impressão, qualidade da encadernação, quantidade de páginas com publicidade e etc… No meu ponto de vista, o preço cobrado pela revista é justo levando em consideração a qualidade do material e toda a estrutura necessária para que ela exista. Fique a vontade para discordar.

Você afirma com tanta certeza que “a grande maioria do público são apenas desenvolvedores aprendendo novas tecnologias, e não tomadores de decisão” porém sem nenhum embasamento! A pouco tempo atrás a revista fez uma pesquisa para conhecer melhor o perfil dos leitores e posso te afirmar que o que você disse não é verdade!

Na verdade não! Me lembro de um projeto que o ITA estava realizando junto a um grande banco nacional, no qual foram participar diversos professores doutores do ITA e eu incluso (que nem era doutor na época). A equipe do banco toda me conhecia e respeitava pelos meus artigos da revista, e não pelos científicos. Dentre professores com muito mais experiência acadêmica, por conta do meu histórico na revista, minha opinião era sempre muito bem recebida e respeitada por eles. Você foi meu aluno e sabe que muitos alunos me conhecem previamente, ou até mesmo me procuram para fazer trabalhos, devido ao que já publiquei na MundoJ. Por mais que artigos científicos gerem um reconhecimento na academia, artigos em revistas como MundoJ (ou até mesmo ter um bom blog sobre tecnologia ou um projeto open source reconhecido) te dão reconhecimento na indústria.

Não me lembro desse episódio (são muitas turmas e alunos!). Espero não ter te ofendido, pois certamente não foi essa a intenção. Tenho grandes amigos e alunos que já escreveram na “outra” revista e não tenho nenhum problema com isso ou com eles. Espero não ter sido essa situação que tenha motivado essa discussão.

PS: Estou me lembrando de você… Você estava cursando a especialização de Engenharia de Software, certo? Você chegou a concluir o curso?

[quote=Guerr@]
PS: Estou me lembrando de você… Você estava cursando a especialização de Engenharia de Software, certo? Você chegou a concluir o curso? [/quote]

Não. Desistí precisamente durante uma aula sua, mas por diversos motivos.

Eu já escrevi pra SQL Magazine e para a Mundo Java , não vejo problema em não ser pago, até por que não existe aquela pressão de prazo de entrega como existe em algo remunerado, é uma negociação bem tranquila.

De modo geral eu vejo como algo positivo, as opiniões variam em quem ganha mais, mas eu acredito que ambos os lados ganham.

eu não mudo minha ideia, hoje tudo se cobra, se alguém é disposto a fazer de ‘Graça’ problema é dele, eu ja penso diferente todo conheçimento de graça sempre tem que ter uma recompensa.

estamos no Brasil,Nunca ganhei nd de Graça kkkkkk,tenho que dar risada mesmo.

eu tenho feito um template GWT + Tomcat + Eclipse bem legal.

“Ambos os lados”, você ganha oquê rapaz, me fala que eu divulgo algo, mas paganado logico…ai sim eu vejo que ambos ganham.