Tenho uma dúvida relacionado ao consumo de memória com ambiente clusterizado, para entenderem melhor vou explicar um pouco do cenário que me encontro.
Cerca de 2 meses atrás estava tendo um problema em produção com o famoso PermGen (Tomcat 6.0.14 hospedando 8 aplicações) onde configurei as variáveis de ambiente (PermMaxGen…) e o problema foi solucionado.
Este mês, a empresa a qual trabalho adquiriu um novo servidor onde devemos hospedar 8 aplicações. O pessoal do servidor de hospedagem fez a instalação e criou um ambiente com Tomcat em cluster, estou na dúvida se este cenário consome mais memória que tendo apenas um Tomcat instalado.
OBS: A idéia é conseguir colocar o maior número de aplicações em um único equipamento.
Por favor, aguardo a contribuição de vocês, principalmente quem já se deparou com este tipo de situação.
Obrigado pela dica, mas na verdade o meu problema não é de memória nem Tomcat, muitas vezes o problema de memória é uma configuração das variaveis de ambiente que vem como default 64Mb. A dúvida é se um ambiente em cluster consome mais recursos que o normal. Pela lógica acredito que sim, mas talvez seja um consumo a mais tão pequeno que não interfira praticamente em nada, tornando viavel implantar este tipo de ambiente.
O objetivo é definir qual o melhor ambiente para implantar o maior número de aplicações no servidor Tomcat.
Novamente obrigado pela contribuição.