CMMi x MPS.Br

Olá,

qual a diferença entre CMMi e MPS.Br ?

O MPS-BR é uma norma de qualidade brasileira, que foi desenvolvido pelo pessoal da SOFTEX (e mais alguns outros que eu não me lembro), baseados tanto no CMMi quanto na norma ISO 9000-12 (não lembro se o número correto é esse mesmo…). Técnicamente, ele é um CMMi mais leve que deve servir como base para a normatização das empresas que vão fornecer software para o governo (como o CMMi é nos EUA), pelo que eu ouvi falar, daqui a algum tempo, só vai poder vender ao governo quem tem MPS-BR ou CMMi.

Também não tenho certeza, mas o último nível do MPS é equivalente ao nível 3 do CMMi, só indo lá na página da SOFTEX mesmo pra confirmar.

Criar o MPS é um movimento importante pra qualidade de software aqui, porque vamos conseguir diminuir os custos absurdos que são a aplicação de um ISO ou CMMi, principalmente porque o pessoal aqui é sempre “banda voou”. Mas também não é a solução de todos os problemas, é só um processo e não podemos esquecer das pessoas que fazem o processo funcionar.

Dê uma olhada no site do MPS-BR na SOFTEX pra saber mais -> http://www.softex.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=191