Código pseudo-duplicado nas actions

Salve turma !
Sempre que tenho que refatorar/criar uma Action, eu não penso duas vezes em pseudo-duplicar as ações de tela. Explico:

Tem-se o seguinte ambiente:

Layout novo (NovoAction)
Layout velho (VelhoAction)
Mobile (MobileAction)

Ambos três partilham o mesmo model, afinal, o sistema é um só mudando apenas as telas (layout novo, velho e mobile por exemplo).
Há pessoas que defende uma abstração dessas actions - criando até métodos privados na própria action - para evitar “fluxos” de telas duplicados, eu mesmo sempre achei isto um tiro no pé, uma vez que há sempre a possibilidade de uma das versões seguir caminhos diferentes, além de, ao centralizar, teremos que saber qual a tela que o cara veio, carregando a action com lixo de “if tela nova, else tela velha…”.

Em determinados casos, há como usar Facades para abstrair uma tarefa “complexa” deixando a Action mais limpa, mas nem toda hora isto é aplicável. Aliás, quase nunca =P

Hoje, como disse, sigo pseudo-duplicando o fluxo das actions mesmo nos casos em que o fluxo é identico, mas gostaria de saber o que os senhores usam/fazem nestes casos, vai saber que tem algo que eu não pensei :roll:

Abraços !

Ninguém ? :confused: