Bom, eu tenho algumas dúvidas que tentarei solucionar com vocês ^^.
Sou estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, e moro no interior (coloque interior nisso) da Bahia, e atualmente estou estudando muito sobre .NET, e pesquisando sobre o mercado no Brasil, pude perceber que de longe a área com mais vagas de emprego é a de Web. Em um futuro, quero sim estudar sobre web, porém me identifico muito com desenvolvimento desk, tenho alguns projetos (bem toscos, por sinal) junto com um amigo meu, que também se interessa por desenvolvimento desk. Tendo em vista que sou casado, pai (não, não sou velho. Tenho 20 anos), e moro em um interior bem interiorzão mesmo, com nenhuma empresa de desenvolvimento perto, vocês me indicam mudar de área e ir pra web, ou continuar com .NET e contar com a sorte de certa forma, para conseguir uma vaga de estágio para desenvolvimento desk?
PS: Não tenho problemas com linguagens, se Java for a melhor saída, irei estudar ela sem nenhum problema.
Olá amigo, como você disse o mercado web é mais forte, na verdade poderia dizer que as aplicações Desktop estão quase mortas. Aconselho não se aprofundar em Desktop, mas sim, começar a estudar web. Porém, os desenvolvedores hoje meu caro, não vendem sistemas, vendem soluções, ou seja, talvez em alguma empresa seja necessário uma aplicação Desktop. O correto seria estudar os dois, mas sem perca de tempo, mergulhe na área web. Desenvolvimento web cresce a cada dia, enquanto Desktop está morrendo. Em questão das linguagens não é necessário trocar a linguagem que você estuda, o .NET também desenvolve para web com o framework ASP. Atualmente os matérias para estudo tem a seguinte metodologia: 1 - Sintaxe da linguagem, 2 - Padrões de projeto, 3 - Interface com usuário, 4 - Teste de Software. Claro que em alguns materiais pode se encontrar a ordem um pouco diferente, mas a interface com usuário o ensino é focado direto para web. Sinceramente, o mercado web está gritando teu nome, enquanto o mercado desktop atualmente está mudo. =D
Legal encontrar um cara da bahia por aqui rsrs, Tambem moro no interior da Bahia, as vagas aqui são péssimas para desenvolvedor. Eu estava iludido com programação Desktop, e estava na duvida sobre o estudo em web, tenho uma boa base em JAVA SE. Depois de muito tempo pesquisando comecei a estuda web, e as possibilidades são muitas. O estudo voltado para web requer muita dedicação, pois para aprender web temos muitas tecnologias estão envolvidas: HTML, CSS, JavaScript, para começa em web tem que entender esses caras, depois uma linguagem back-end, como: asp .net mvc, java, php etc.
È amigo recomendo começar em web, ja que tem um conhecimento em .NET, é melhor ainda continua com esta plataforma para web.
Pois é, eu realmente estou pensando em mudar para área de desenvolvimento web. Como vocês mesmo disseram, o mercado é muito maior, possibilidades imensas. Eu até tentei ir para área de desenvolvimento web, porém meu tempo é muito curto, e existem muitas coisas a se estudar, como o HTML, CSS, Javascript, fora depois as linguagens de back-end, porém já perdi uma vaga de trampo por não saber web… Fiquei puto da vida…
E pra começar na web, é por HTML, CSS e Javascript mesmo né?
P.S: Para conseguir um estágio em desenvolvimento web, o que é geralmente cobrado?
Olha se você partir para o ASP.NET WebForms não precisa de grande conhecimento em HTML, CSS e JavaScript, pois esse framework, segue o mesmo paradigma de se programar em .NET para Desktop que é arrastando os componentes dentro do form, e programando dentro dos eventos as ações dos componentes. Porem se for partir para ASP.NET MVC que eu mas do que recomendo, precisa ter conhecimento de HTML, CSS e JavaScript pois, Esse framework está voltado para organização de código e não para interface.