Começando em TI

Bom pessoal estou trabalhando em uma empresa enorme de tecnologia caí nela de paraquedas,na realidade fiz um “curso” em uma instituição sem fins lucrativos e essa instrução tem parceria de empregabilidade com a empresa que estou trabalhando,enfim em resumo a empresa dá oportunidade para quem está começando.
Indo ao que interessa eu estou mega perdida em conceitos e etc no trabalho, o que aprendi no curso foi bem “fuleiro”.
Vocês tem dicas de por onde começar?TI e um mundo são tantas opções.
A única direção que tenho e o Java,trabalho com ele.
A parte mais difícil eu já tenho que e o emprego/vaga agora e aprender, desenrolar

Começa pelo básico e vai evoluindo aos poucos!

Por exemplo:
Lógica de programação
Algoritmos
Estruturas de dados
Depois poderia pegar a parte de OO como por exemplo:
Abstração
Encapsulamento
Herança
Polimorfismo
Depois poderia aprender sobre persistência, aqui caberia tanto arquivos como também banco de dados, por exemplo:
IO
JDBC
JPA

Isso viraria uma lista imensa de coisas para estudar….

Em fim, tem diversas coisas, só estas que citei já rendem um grande conteúdo para estudar, o conselho que eu daria é, preocupe-se em aprender os fundamentos, pois eles são aplicáveis independentemente de tecnologia.

1 curtida

Mas o que você quer?

Precisa reforçar lógica de programação? Quer especializar em Java para web? Quer aprender outras linguagens? Quer entender de banco de dados?

Ou seja… qual objetivo mais imediato que você tem? Porque aí é possível dar um direcionamento melhor.

1 curtida

Eu gosto do front me dou bem lá, porém nesse primeiro momento eu acho que tenho que “seguir” o direcionamento da minha equipe,que no caso e o Java,o Javascript, angular e etc…
Daí pensei em começar do começo, retomar do início conceitos simples talvez o programadorbr me ajude.
Tem também o Alura vivo em dúvida em qual dos dois.

Se você precisa de lógica simples de programação, com certificado, esse curso pode te ajudar:

Se você quiser Java, com certificado, eu gosto muito da didática deste professor:

Esses cursos da Udemy, se não tiverem R$ 20 e pouco, você adiciona na lista de desejos, e em alguns dias eles aparecem numa faixa de valor abaixo de R$ 30.

Se você quer Java, mas não precisa de certificado, procure no YouTube cursos gratuitos completos. Exemplo:

Procure os cursos, veja as didáticas dos professores, qual que mais te apetece. Você se adaptar à forma de ensino do professor é quase tão importante quanto o conteúdo que ele passa. E não faça dois cursos ao mesmo tempo: duas didáticas diferentes, de forma simultânea, vão dar um nó na sua cabeça.

Se você já for formada em alguma faculdade, você pode experimentar também fazer pós-graduações específicas.

Mas realmente você precisa decidir qual caminho quer seguir. Após isso, é ver o que o mercado costuma pedir para tal tecnologia/tarefa e aprender - no mínimo - a fazer CRUD com ela.

Ah… se você se dá bem com front, EU PARTICULARMENTE acho interessante reforçar o conhecimento de back-end; já que você nunca sabe quais desafios profissionais vão surgir.

1 curtida

Muito obrigada pelas dicas,e bem complicado saber por onde ir no começo.
Eu realmente preciso e quero reforçar o back.
Já estava quase assinando alguma plataforma,com certeza seria o programadorbr,mas talvez seja melhor ir com calma.