Boa noite! eu estou fazendo faculdade EaD de análise e desenvolvimento de sistemas e estou aprendendo java. Já sei várias coisas da linguagem e estou aprendendo a usar o Swing. Mas eu gostaria de saber se estou no caminho certo.Estou tentando aprender um pouco mais de programação desktop e pretendo ir pra o mobile e web também mas não sei se estou no caminho certo. Tenho dúvidas também em relaçao ao javaFX, se eu aprender ele, já posso fazer sistemas que sejam tanto pra desktop como para web e mobile? o mesmo projeto? tenho dúvidas em relação a tudo isso. Alguém pode tirar minha dúvida?
Vou te falar um pouco, como foi comigo até conseguir me ingressar no mercado de trabalho.
Durante a faculdade, escrevi muito código em java sem interface até entender a lógica da programação, e alguns dos trabalhos eu fazia em swing pq ainda não conhecia muito bem java para web. Enquanto fazia lah as telinha em swing, ia entendendo melhor como funciona a criação de um projeto, a organização das classes utilizando pacotes, design patterns e boas práticas de programação.
Depois que aprendi web, fiquei nisso e trabalho ainda hoje desenvolvendo sistemas web e gosto bastante (vale dizer que vai muito além do java).
Resumo (bem resumido):
- aprendi lógica de programação
- pequenas aplicações e trabalhos de faculdade com java swing
- sistemas web (conheço um pouco de mobile apenas)
Sobre o java swing, ele não muito utilizado hoje em dia e recomendo usá-lo apenas no aprendizado e desenvolver algo pontual (muita gente usa para aprender OOP).
Um caminho legal seria aprender desenvolvimento web. Pode começar com java para abrir as portas (já que é o que vc já conhece) para ir conhecendo outras coisas que são bastante usadas hoje em dia.
Sobre o desenvolvimento mobile, que é o que vc quer trabalhar, vc pode já começar estudando. Não precisa de saber javaFx para isso. Vc precisa é saber programação. Como vc conhece java, vc já pode iniciar os estudos em android. E, seguindo essa linha, aprender javaFx nem é necessário.
Muito obrigada por responder a minha dúvida. Confesso que ás vezes fico perdida sem saber como estudar,o que estudar e qual caminho traçar, mas a sua resposta facilitou muito minhas dúvidas. Estudar sozinha é mais complicado,mas vou tentando. Muito obrigada!!!
Uma outra dica é, se vc ainda não trabalha na área, estude as coisas para conseguir entrar no mercado e ir ganhando experiência. Depois disso vc pode focar naquilo que deseja seguir. Aproveite que o mercado de trabalho remoto está bastante aquecido e pesquise as vagas (linkedin é um ótimo lugar) e veja o que elas estão pedindo. Boa sorte!
Muito obrigada por seus conselhos. Vou segui-los. Obrigada!!!