Começar com spring boot, ou JSP?

Estou começando, já estudei o java básico, java POO (Que continuo estudando até agora), porem eu quero me focar em java web. Vi alguns vídeos no youtube e estou lendo alguns livros, com ênfase os da Caelum, o livro começa por falar de JSP, que segundo algumas pesquisas minhas, já não é mais usado em java web, apesar de ainda existirem sistemas com JSP. por eu achar antigo, estou querendo começar com Spring boot, a minha pergunta é:

1- Estarei atropelando alguma regra, começar com spring boot e não com JSP?2025-11-06T23:00:00Z

Os servlets são a base, praticamente tudo no mundo “java web” funciona em cima deles. Acho importante sim aprender jsp e servlets para entender melhor como as coisas funcionam. Para um sistema de “verdade” talvez seja melhor usar um framework, pois mais gente vai saber dar manutenção e entender seus problemas caso precise de ajuda, além de te fornecer implementações padrão para várias coisas que você teria que fazer manualmente e sem garantia que funcionaria para os mais variados cenários.

Eu tenho um livro sobre o assunto, que estou atualizando inclusive. Se quiser dar uma olhada: Release Terceira Edição (2025) · davidbuzatto/Livro-Desenvolvimento-de-Aplicacoes-Web-em-Java · GitHub

2 curtidas

Muito obrigado pelo feedback.
Com certeza, vou fazer valer o tempo dispensado para me ajudar, e ei de ler varias e várias vezes o livro que comigo partilhou, para valorizar o gesto de humanidade demostrado.

1 curtida

Bacana, parabéns pelo trabalho!!!