Como aprender programação sozinho

estou com uma duvida em relação a bibliotecas e outras questões de programação,quando eu vejo videos,faço técnico e cursos leio bibliotecas até ai tudo bem mas quando eu vou aprender algo como criar um jogo do zero e tem variás bibliotecas janela,canvas entre outras eu sempre me pergunto como eu aprenderia isso do zero é muito conteudo varios métodos e maneiras diferentes de fazer e qual o melhor método e a melhor maneira eu deveria ficar perguntando toda hora a alguem que já sabe e se não eu devo ficar fazendo variás vezes até achar a melhor ? se sim é normal ter de refazer 300 vezes algo ou eu sou burro e o caminho lógico e melhor e mais otimizado é mais aparente aos outros?

1 curtida

Acho que entender o que se está buscando é um ponto chave.
Ser autodidata é diferente de “fazer as coisas sozinho”.
O universo do software é uma área altamente cooperativa e colaborativa, as próprias tecnologias existentes e as comunidades nos mostram isso.

Agora imagine que você queira construir um carro do zero, o que você precisaria entender?
Mecânica, elétrica, matemática, física, química, geometria, aerodinâmica; são tantas coisas que se torna até difícil listar.
Um único engenheiro mecânico consegue projetar e construir em cada detalhe um carro popular nos mínimos detalhes completamente sozinho?
As próprias fábricas e montadoras não constroem e fabricam tudo que vai em um carro, muito pelo contrário, tem muitas empresas envolvidas…
Software eu acredito que é bem por aí também…

Agora vamos lá, busque entender o que você está querendo aprender, se é apenas um hobby, se é trabalhar profissionalmente na área, depois procure conhecer mais sobre as soluções e produtos que você tem interesse:
Jogos, programas desktop, sites, aplicativos de smartphone quando souber isso busque entender quais as tecnologias utilizadas, os paradigmas envolvidos, problemas que elas resolvem.
Nesse ponto começará a vim uma sopa de letrinhas, quando entender isso fica mais fácil escolher uma Stack, um conjunto de tecnologias que juntas resolvem um problema, trabalham para dar vida a algo.

Quando entender isso, busque se conectar com as comunidades dessas tecnologias, as pessoas que produzem conteúdo sobre, as referências em cada tecnologia, quais grandes empresas de educação estão focadas ou tem renome no ensino dessas tecnologias, eventos, webinários, grupos, etc.

E faculdade também é importante, todas essas tecnologias elas trabalham em cima da computação, a computação tem uma base sólida, bem definida, que é muito importante.
Nesse âmbito faça uma faculdade presencial ou ead, faça um bom curso independente da instituição ou modalidade.

Faculdade é importante e te dar uma visão sobre esses fundamentas e as tecnologias aplicam isso em cima de todos esses conceitos.

Os grandes fabricantes de veículos todos tem suas tecnologias próprias, inovações e etc.
Mas todos dividem uma mesma base, o posto de gasolina vende o mesmo combustível para todos, as lojas de pneu, as lojas de baterias, as oficinas trabalham com a maioria dos carros.

Dentro da tecnologia escolhida busque uma trilha de estudos, ferramentas e conceitos para estudar e implementar coisas, se não conseguir visualizar a trilha inteira, tem roadmaps, comunidades e profissionais que sempre podem auxiliar.

Não tem como aprender fazer reparar suspensão, fazer motores, diagnosticar falhas de injeção eletrônica e pintar carros em um mesmo dia, um degrau de cada vez…

Foi uma analogia, espero ter ajudado mais do que confundido, boa sorte!

2 curtidas

obrigado acho que mudou um pouco minha maneira de pensar talvez eu esteja querendo demais.estou fazendo desenvolvimento de software no senac mas acho que vou fazer uma faculdade ano que vem obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento estou gostando muito da comunidade principalmente a de java