Como arquitetar um ambiente para video-conferencia colaborativo em tempo real?

Estou iniciando um projeto onde é necessário elaborar um ambiente para video conferência a partir de um portal onde as pessoas possam ver umas as outras ao mesmo tempo, bem como anexar arquivos, enviar mensagens, entre outros mais.

A princípio não seriam mais do que 10 pessoas ao mesmo tempo, e em geral seria uma pessoa apresentando e a outras como ouvintes, mas que estes ouvintes podem apresentar e questionar durante apresentação. No final de tudo precisarei guardar o log da reunião, anexos e vídeos.

Isto seria o básico e a idéia é reunir este conjunto de pessoas em tempo real para um propósito qualquer, e, dividi o projeto de três etapas:

Modelo de arquitetura para vídeo-conferência

[quote]1. Existe algum modelo de arquitetura a seguir ?
2. Quais protocolos e tecnologias utilizar de forma rápida, eficiente e barata para transmissão ? (Quais opções tenho, boas e ruins ?)
3. Como poderei gerenciar segurança a partir da proposta acima citada ?[/quote]

Modelo de arquitetura para portal

Modelo básico de infra-estrutura

Estou buscando referências e/ou modelos existentes e conhecidos que motivem o caso e aguardeço qualquer informação. Obrigado!!! :wink:

http://www.treinatom.com.br

boa rubem, pesquisando um pouco mais vi que eles utilizam o FMS com o Flex (mais ou menos o que conta este artigo), e parece ser uma boa pedida, apesar de não as conhecê-las muito bem. Alguém as utilizou em conjunto ?

Estarei estudando um pouco melhor esta possibilidade.

Fiquei curioso sobre quais tecnologias o pessoal da globo.com tem utilizado para os diversos projetos que conhecemos hoje na tv como, big brother, globo esporte, etc.