Como capturar uma imagem reconhecer a foto?

Olá pessoal! :grinning: Em um sistema web e também um aplicativo qual tecnologia eu trabalho para fazer o reconhecimento de uma imagem? Exemplo eu faço a captura(foto) de um objeto(cadeira, mesa ou colher) e o sistema retorna para mim o nome daquele objeto. Alguém pode me informar como fazer algo parecido no Java ? Precisa trabalha com Marchine Learning ?

Quais bibliotecas devo usar? Vou ter que utilizar inteligência artificial ou não é necessário?
Não preciso do código e sim qual caminho devo seguir.

Acho que hoje em dia o mais recomendado será utilizar Machine Learning mesmo.

Se o que você quer fazer é achar uma library que tê dê o resultado pronto, dá uma olhada nas apis do google no GCP (Cloud do google). Tem um monte de API voltada a ML já com os modelos treinados.
Pra esse tipo de tarefa, um grande desafio é treinar um modelo com dados suficientes para aprender a fazer esse reconhecimento. O Google vai te fornecer uma api já com esse modelo treinado para isso. Possivelmente outras empresas de cloud já fornecem isso também, como Microsoft (Azure) ou Amazon (AWS).

Talvez essa api aqui seja o que você precisa: https://cloud.google.com/vision

Usando uma api dessas, você não vai precisar aprender ML em si, só vai usar uma api pronta que te dará um resultado. Pra implementar algo rápido é o mais prático.