Como carregar um projeto de forma unica, para adição, alteração, em varíos formularios

Boa Noite Pessoal
Este e meu primeiro tópico por aqui.
Gostaria de parabenizar os membros, pelas suas participações e qualidades de respostas, pois já vinha acompanhando o fórum.

Eu gostaria de pedir uma opinião de vocês, eu estou construindo um sistema em JAVA, ele e um pequeno gerenciador de projetos, e estou com dificuldade na parte de elaborar a arquitetura, cada projeto e um esforço único, minha grande dificuldade, e como poderia fazer na parte de programação e banco de dados, para listar todos os projetos, e a pessoa poder escolher apenas um, e este projeto seria carregado, preenchendo informações dele para adição e alteração, não tenho a mínima idéia de como fazer isto, por que são vários formulários, sempre pensei em sistema de forma linear, onde vários dados podiam ser adicionados, ou alterados, nunca pensei de forma única, alguém poderia me dar sugestões ou exemplos???

Não entendi nada do que escreveu. Agradeço se puder organizar melhor as tuas idéias.

Se for para fazer uso profissional dessa ferramenta de gerenciamento, eu recomendo você dar uma olhada em aplicações já prontas, e livres/gratuitas:

É um projeto academico.

Vou tentar explicar melhor:

Eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar com uma sugestão ou logica para montar um Banco de Dados e um programa que funcione com este banco, o problema e o seguinte, eu tenho que desenvolver um pequeno gerenciador de projetos, como vocês sabem um projeto e unico, ou seja um projeto de uma lojinha de doce e diferente de um projeto para uma loja de automoveis e assim por diante, minha dificuldade reside em como eu poderia proceder para fazer um banco de dados e um aplicativo, para que quando alguém escolhe a lojinha de doces ou loja de automoveis, e ele carregasse SOMENTE os dados da lojinha escolhida, nos formularios, por exemplo, escolheu lojinha de de doces, ele deveria carregar informaçoes como qualidade- risco - custo, cada uma dessas em uma tela, e ele deve carregar nestas telas somente os registros da lojinha escolhida, possibilitando inclusão e alteração.

Vê se isso te dá alguma idéia. Mas, já adianto, tua idéia não é exatamente aplicável no mundo real.

[]´s

asaudate, obrigado pelo conselho, foi muito útil, eu andei pesquisando o que você sugeriu, e acabei me deparando com o DOM, acho que talvez esteja ai a solução deste problema, na verdade o aplicativo e “simples” acho que eu que me expresso mal, na hora de descrever o que eu quero.

Continuo na luta aqui, quem tiver boas sugestões, pode mandar…