Como começar a programar?

Oii, meu nome é Gabriela, tenho 21 anos, faço arquitetura, mas to querendo migrar de área, quero aprender programação e depois ir pra front end ou gestão de projeto, who knows… Queria dicas e conselhos pra saber por onde começar e o que devo esperar.

Oi Gabriela, tudo bem? Sempre legal ver pessoas vindo pra area de programação.

Olha, sempre vejo uma galera divulgando este curso (não é propaganda :joy:):

na data de hoje: 27/11/2021, esse curso tá saindo por R$22.90, por mais que vc nao for seguir fullstack, pode comprar e usar só o conteudo que precisa

O que vc deve esperar…

  • Vc não precisa decorar tudo no início, essas coisas vão acontecer com o tempo
  • estudar é a chave (cliche falar isso, mas é mt verdade)
  • tenha paciencia com vc mesma
  • não tenha medo de perguntar, mas além de tudo pesquise muito, os bons conteúdos geralmente são em ingles, então tenta sempre pesquisar em ingles.

Te desejo sorte e muita paciencia.
Vc consegue, vai valer a pena.

2 curtidas

Também é bom vc gostar de ler.
Nossa área exige muita pesquisa, como o @rodriguesabner disse, principalmente se você tentar aprender sozinha. Eu li tanta coisa que aprendi inglês ao mesmo tempo em que programava ksksksksksk

3 curtidas

@Zeca_Peteca Qual leitura você indica pra quem tá começando Java?

1 curtida

Muito obrigada!!! Vou dar uma olhadinha no curso <3

kkkkkkkk eu to na mesma, meu inglês era ok, mas agora to vendo uma melhora considerável

Esse livro foi indicado por um podcast q eu escutei, ainda não li, mas to querendo comprar

2 curtidas

Obrigado @ga.brie :heart_eyes:

1 curtida

Sinceramente eu não sei.
Aprendi lendo artigos gratuitos aleatórios em fóruns, como no devmedia, alura e até aqui no guj mesmo, enquanto tentava implementar tudo.
Sobre livros, talvez o @davidbuzatto possa indicar algum

2 curtidas

Eu to fazendo curso na Alura, ta sendo bem legal, mas como nunca tinha mexido nessas plataformas de curso eu fico com um pouco de medo de ser apenas marketing e eu estar perdendo meu tempo

Os livros da casa do código são um perigo. A maioria é bomba. Andei pegando alguns pra dar uma ajuda para os autores, mas minha nossa… Só passei raiva… Material de computação tem que ser em inglês. Em português é dificílimo achar algo que preste. A Novatec tem livros bons.

Os cursos da Alura são superficiais até onde eu sei.

Vou te sugerir meu livro sobre desenvolvimento Web em Java. Release Primeira edição com correções 01 · davidbuzatto/Livro-Desenvolvimento-de-Aplica-es-Web-em-Java · GitHub

Baixe e dê uma “folheada”. Essa é a primeira edição que trata do beabá do desenvolvimento Web em Java. Eu assumo que o leitor já conheça alguma coisa, mas acho que dá para seguir e ir tirando as dúvidas que forem aparecendo. Ele foi escrito com a ideia de ser material didático de duas disciplinas que leciono. Vou começar a preparar a segunda edição talvez na segunda quinzena desse mês, aí vou entrar com a terceira parte do livro, em que vou lidar com tecnologias empregadas no “mundo real” no ecossistema do Java que é absurdamente extenso.

Uma forma de aprender é ir justamente direto para a prática, pq (acho que) vc não está muito preocupada com os meandros da coisa, mas se quiser ter uma base super sólida, aí vc teria que partir da base, aprendendo algoritmos, estruturas de dados etc. Se quiser literatura sobre esses tópicos posso te indicar uma infinidade de livros. Se vc for querer comprar os livros, aí vai gastar bastante, mas dá para achá-los “por aí na Web”. Te passo um site em DM se quiser, só me chamar.

Ah, agora na pandemia eu gravei minhas aulas. Não ficaram aquelas coisas, pq não houve nenhum tipo de produção, mas tenho uma playlist das de algoritmos e programação de computadores. Talvez seja útil: CALC1 - BCC - 2021 - YouTube

Abraço!

1 curtida

Quais cursos na Alura você fez para achar eles superficiais? Tenho uma ótima exp. com eles, por isso, recomendo os cursos, independente do nível de habilidade.

1 curtida

“Até onde eu sei” responde sua pergunta? Nunca fiz, mas MUITA gente que já tem alguma base acha que são cursos fracos, para iniciantes, pessoas que tenho convivência quase diária. Sendo assim, pra mim vale mais a pena comprar um livro que presta.

1 curtida

Muito obrigada!! Post riquíssimo de infos, vou dar uma lida no livro e assistir as aulas heheh. Sobre a prática vou ter que correr atrás das maratonas de front end pra conseguir um portfólio. Mas fé que daqui alguns meses já da pra tentar alguma coisa

Recomendo tbm q vc invista em cursos, Alura tem um preço bem competitivo e bastante opção. Boa sorte!

Seus contatos com certeza não conhece a área avançada da Alura e nem o Cases e Hispters Deep Dive. E mesmo se a Alura fosse apenas conteúdo básico, não acredita que será uma boa alternativa para alguém que quer começar a programar? Ao invés de estudar apenas sozinho com um livro?

1 curtida

cara, isso é totalmente particular e desnecessário discutir.

Em meu início, nunca fiz curso (diretamente) e nunca tive um contato com livros de programação. Eu ia atrás de conteúdo sobre o que precisava (em fóruns, vídeo no YT e etc…), e eu gosto desse estilo de estudo.

É claro que com o passar do tempo achei alguns conteúdos que só tinha em livros e acabei adquirindo


Agora tem gente que só consegue aprender com base em livros e outras pessoas só conseguem aprender num curso, então a ideia é passar algumas opções e a pessoa decide o melhor pra ela

Estudar sozinho vai te treinar na mais importante das competências que alguém que estuda e que precisa lidar diariamente com tecnologia e com sua evolução necessita: aprender a aprender.

Estudar pela leitura da teoria e pela consequente aplicação prática é a forma mais cansativa, mas é a que retém melhor o conteúdo. É claro, como é mais dolorido intelectualmente, a gente tende a optar por caminhos mais fáceis, fazendo cursos, defendendo nossas paixões etc. Eu, com meus quase 20 anos de experiência na área, acho que um bom livro joga por terra praticamente qualquer curso, a não ser que seja algo extremamente difícil, o que frameworks e modismos hipsters normalmente não o são.

Concordo plenamente com o @rodriguesabner, cada um tem seu jeito de aprender e ir comendo pelas beiradas tbm é uma estratégia.

Comecei estudando html, css e javascript… depois fiz o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Gran Faculdade.

Depois disso, não parei mais.

Gustavo Guanabara :+1: