Como criar um instalador .exe de um .jar no netbeans?

Pessoal terminei meu projeto de cadastro. Agora eu quero gerar um executável junto com o banco de dados no Netbeans, eu coloquei Limpar e Construir e ele gerou meu .jar, mas na hora que coloco em outro computador não funciona por causa do banco, quero gerar o executável junto com o banco de dados. Quero tudo junto para na hora que eu colocar em outro PC eu conseguir rodar normalmente, como qualquer outro program. Obrigado desde já.
OBS: Eu li esse tópico aqui com a mesma pergunta: [Resolvido] Como criar um instalador a partir de um arquivo .jar no netbeans?

Mas sou iniciante em java… Em qualquer linguagem na verdade. E não entendi muito bem. Se puderem me explicar melhor onde coloco esse código do tópico do link eu agradeceria.

Agora eu li direito. Você tem um banco de dados aí. Bem, eu sempre fiz da mesma forma: criei um script que subia o dump e executava o jar.

Mas você pode fazer
Essa solução
ou
Perguntar ao pai de todos mais um pouquinho

É apenas um palpite, afinal eu sempre segui meu metódo de scripts, tanto .sh quanto .bat. Sei lá, não acho um instalador tão necessário, mas isso pq eu pessoalmente nunca precisei.

1 curtida

Como que faço isso? haha Cara, eu sou leigo nesse assunto estou caminhando sozinho na programação. Sou eu, os fóruns e apostilas.
rs E obrigado pro me responder.

A questão toda não é criar um .exe de um .jar, mas sim criar ele E levar o banco de dados junto. Para o, podemos dizer, cliente… Só fazer uma instalação e tudo estar fucionando. Minha aplicação e o BD.

Olha, o exe não vai resolver o problema.
Você tem um sistema que só rodará offline ou precisa compartilhar dados com outros usuários?
Se o caso é apenas offline:

  • Usar banco de dados instalado na máquina do cliente e, na primeira execução, rodar o dump e inicializar o sistema como um todo, tipo uma configuração inicial. Como o @FearX sugeriu.