Como criar um programa no java de compra de um cliente usando JOptionPane

Como fazer um programa para calcular a compra de um cliente de uma loja de frutas( usando a estrutura de repetição While e os recursos da classe JOptionPane), O NOME DO cliente as frutas escolhida entre as opções disponíveis, aquantidade de cada frutas e use a estrutura condicional IF para calcular o custo total com base no preços definidos na tabela, e xiba o resultado(usando os recursos da classe JOptionPane) com nome do cliente e custo total.

float total_pagar = 0;
String nome;
Object[] itens = {"Banana", "Maça","laranja", "Pera"};
String quantidade;
float valor_compra = 0;
float valor = 0;
int i= 0;
int resposta = 0;

nome = JOptionPane.showInputDialog("Digite o Nome do Cliente");
Object selectedValue = JOptionPane.showInputDialog("null,\r\n"
  + "“Escolha um item”, “Opçao”,\r\n"+"JOptionPane.INFORMATION_MESSAGE, null,\r\n"
  + "itens, itens [0]); //}\r\n"+"");
quantidade = JOptionPane.showInputDialog("quantidade");
valor_compra = Float.parseFloat(JOptionPane.showInputDialog("Digite o valor da compra"));

JOptionPane.showInputDialog("\nvalor da compra: R$"+valor_compra +"0" 
  + "\nTotal a pagar: R$"+total_pagar +"0");

resposta = JOptionPane.showConfirmDialog(null, "Deseja encerrar o programa?","Encerrar", 
  JOptionPane.YES_NO_OPTION,JOptionPane.QUESTION_MESSAGE);

JOptionPane.showMessageDialog(null, "Programa será encerrado", "Finalizar", 
  JOptionPane.WARNING_MESSAGE);

while (i <= 4) {
  if (valor_compra < 1.20);
  else if(valor_compra>=1.00);
}

if (valor_compra>=0.80);
else if(valor_compra>=2.00);
total_pagar = valor_compra - ((valor + valor_compra)/4);
System.exit(0);
}
}

// eu sei que não esta de acordo com que foi pedido, eu sou aprendiz de licenciatura em informática…Alguem poderia me da uma ajuda ai Por favor?

Alguém também pode pega esse desafio, pra me ajuda resolver essas questões, eu agradeço.

Escreva um programa em java usando estrutura de repetição (fOR ou while) e vetores para ler a armazena dados de 5 alunos de uma escola.

Programa deve ler o nome, ano de nascimento, a renda familiar, e o curso desejado pelo aluno, essas informações devem ser digitados pelo usuário (use os recursos da classe Scanne ou classe JOptionPane), Calcular a idade dos alunos (use os recursos da classe calendar), o valor que deve ser pago a escola pelos alunos, considerando o preço dos cursos e o descontos de acordo com a renda familiar (use a estrutura condicional IF) e exibir o nome, curso, idade, ppercentual de descontos e valor a pagar.

Obs: o valor a pagar deve ser exibido em formato de moeda com R$ E o percentual de descontos deve ser exibido com %(use os recursos da classe NumberFormat).

Porfavor meus amigos.