Galera Blz ?
Então venho perguntar como posso dividir uma HashMap, tipo preciso fazer essa divisão quando ultrapassar de um determinado valor, pois quero passar “Lista de parâmestros” para o Ireport, lembrando que não tem como usar uma lista pra fazer isso, então no ireport criei uma pancada de parâmetros, preciso que os dados sempre fiquem dentro dos textos estáticos. Aqui no arquivo tenho 8 sequências de dados disponíveis para colocar, se ultrapassar disso preciso chamar o método novamente para pegar os outros dados da hashMap que falta e gerar em outra folha igual a primeira ? Entenderam ? kkk se não eu posso explicar melhor a minha necessidade.
Mas isso não é preciso.
O iReport ou jasperreports faz isso sozinho.
Afinal, esse é o mesmo princípio de um relatório comum, preenchido a partir da tab details. Você pode inserir conteúdo estático ali e pode fazer isso a partir de uma lista do objeto que compreende todos os fields que deverão ser preenchidos. E não importa se são repetidos.
Sim, disso eu sei man, vou tentar anexar o relatório que desenvolvi pra você ter uma noção do problema que estou enfrentando aqui! 
Se você ver neste relatório ele possui vários dados estáticos, tipo se eu colocar na aba DETAIL ele não irá repetir estes componentes e nem irá trazer os dados corretos dentro dos componentes se eu trazer os dados em uma textfield do tipo F que é Lista sacou ? qual a solução que você me propõe neste caso ?
Quais campos são repetidos e por que eles precisam?
Você pode criar um relatório com o header e posicionar os vários locais repetidos dentro da band details. O jasper vai tentar posicionar cada elemento da lista até que o tamanho máximo disponível para a band seja preenchido, obrigando a criar uma nova página, contendo os mesmos elementos que você determinou.
Sim, disso eu sei também kkkkk. Vou tentar explicar melhor então ! Por exemplo se você observar no arquivo que enviei, temos o número do cartão nacional de saúde, nome do paciente, sexo, data nascimento, cod. ibge mun. residencia, nacional, raça cor, etnia, data do atendimento, código procedimento, otd, serv, class, cid-10, car. atend. , numero da autorização.
Eu preciso que todos esses Static text fiquem apenas em uma linha saca ? porque se der duas linhas se vir na lista os dados vão vir todos bagunçados entendeu ? tá melhor explicado agora ? se você ver no arquivo que mandei, vai perceber que temos duas linhas para cada “OBJETO” digamos assim e se eu trabalhar com lista ela vai soltar as informações todas erradas não acompanhando as informações certinhas de cada paciente por causa que este relatório exige duas linhas para cada Paciente. Ficou melhor assim ou ainda tá "nublado " ?
Sim e você sabe que só precisa posicionar os mesmos naquela linha, não?
Me mostra por que eu nunca vi uma situação assim. Uma vez que você colocou um Static text e, ao lado, um $F{‘algumaCoisa’}, o iReport irá preencher este espaço com o atributo algumaCoisa do objeto. Me mostra a que bagunça você se refere.
Já criou algum sistema que gera boletos bancários? Sabe quantos atributos cada objeto preenche? Além da magnífica área do código de barras… Ou seja, não é por conta da quantidade de linhas que cada objeto vai utilizar que você vai ter problemas com o uso da band details.
Já desenvolvi boleto bancário, mas não usava a aba Details para prencher os componentes e sim preenchia por meio de envio de parâmetros na aplicação, acho que vc ainda não entendeu o meu problema, quero dizer o seguinte, crie um arquivo jasper e coloca duas linhas na aba Detail, e coloque dois text fields com Tipo F e veja se as duas linhas vão repetir para sempre ! entende ? vai repetir somente duas linhas que são as que vc posicionou e os dados vão ser todos listados, entende ?
Aí você me diz, ue cria uma aba Column e coloque os textos estáticos. E respondo que mesmo utilizando o modo paisagem, os text fields que este relatório possui não cabe na aba pois inflige o espaço horizontal obrigado você a colocar os text fields embaixo e aí já iria sair do padrão do relatório do SUS sacou ?
Digamos agora que o seu relatório tenha 3 páginas de dados, como fazer os seus textos estáticos ser sempre repetidos na aba detail bonitinhos com os text field do tipo F de lista ?