Como é dinâmico o conteúdo na página PHP

Introdução
Esta imagem é um dashboard onde se encontra um menu lateral esquerdo e uma div direita onde fica o conteúdo dinâmico exibido.


Pergunta
Com o PHP 7, através de include, como faço para que essa div(conteúdo) seja dinâmica? alguém teria algum exemplo prático?
Ex: tenho um arquivo index.php onde fiz o include do cabecalho.php/ menu.php/ conteudo.php /footer.php.
Perfeito até aí, agora… e o conteúdo, como faço para que quando eu clique em algum item do menu e só mude apenas o “conteúdo.php”.

Pensa, tenho diversos item de menu, eu não gostaria de ficar criando diversas telas, eu queria criar apenas uma index.php e usar apenas um conteúdo quando eu quisesse através do include.

caso eu não tenha sido claro o suficiente, favor comentar abaixo que refaço minha pergunta.

O que você quer não pode ser feito pelo PHP.
O php terá um arquivo .php para cada coisa que você quiser, mas, você precisa de algo que permita a execução como em um single page application.
Logo, a tua necessidade é a de escolher entre um dos vários frameworks com essa finalidade: Angular 2+, vuejs, etc.

1 curtida

mas através de php puro com uma single page, poderia fazer uma estrutura condicional para cada situação para exibi-los, correto? não testei mas em meu raciocínio é uma ideia.

ATRAVÉS DE ID

Só com PHP não e, além disso, iria ter uma grande quantidade de “coisas” penduradas, tendo que esconder o que não deve ser mostrado, com javascript.
Eu não conheço nenhum gerenciador de templates PHP, pode ser que exista algo como o facelets do java, porém, eu desconheço.
A única opção que conheço é criar um template e replicar em cada arquivo .php que você quer exibir

1 curtida

Você sabe algum template para php padrão para desenvolvimento de aplicações?
Criar cada template em bootstrap é trabalhoso.

Sugiro tentar fazer na mão, então.

Com jquery é bem simples:

$("#div-conteudo").load("conteudo.php");

Eu fiquei na duvida, você quer trabalhar com Ajax (ou algum semelhante) ou quer carregar as informações de arquivos PHP?

Vale lembrar se for um Gerenciador é preferivel trabalhar com PHP e requisições básicas