[quote=douglaskd][quote=Luiz Augusto Prado]
Problema que tamos vivendo num pais de merda.
Se eu pudese educar meus filhos pelo método de home school…
Nem isso eu não posso pq a bosta do MEC não permite. Não tem competência pra fiscalizar (reduziria custo de professores, provas, escolas, cadeira…).
[/quote]
então, acho que serve como forma de salvar uma criança,
essa obrigatoriedade que existe em se colocar a criança em uma escola, é para que ela possa ter acompanhamento de fora da família, ver se os pais não estão batendo ou explorando os filhos, com trabalho ou até mesmo sexualmente.
eu sei que os responsaveis pela criança são os pais, mas cá entre nós que muitas vezes é melhor a criança viver num orfanato do que sofrer em casa.
mas claro. deve ter uma solução como a fiscalização semanal, mas o governo pensa em massas.[/quote]
Eu discordo totalmente da ideia do home school. Uma das grandes sacadas das escolas é a possibilidade das crianças conviverem com crianças.
O MEC, o governo, o PT e (coloque aqui todo mundo que você quer culpar) tem uma parcela de culpa na pífia educação que as escolas provêem? Claro que tem. Mas não esqueça que você, eu e mais uma grande parcela da população é responsável pelos governantes que estão lá e que estiveram há alguns anos.
Por que eu acho errado?
Crianças evoluem quando convivem com outras crianças. Elas aprendem a socializar, a brincar, a fazer amigos.
Já vivemos numa época em que até brincadeiras de rua são raridades, imagina se começarmos a prender os filhos em casa?
[quote=drsmachado][quote=juliocbq]
Por mais que alguns se esforcem infelizmente não dá. Se esquecem de uma coisa chamada dom. A pessoa já nasce com afinidade para determinada coisa e é algo que não se compra nem tira. Porque acham que a saúde é ferrada no nosso país? Não é somente a corrupção na sua palavra literal, mas se formam médicos sem o dom para a medicina pelo fato do salário ser bom no final do mês. Isso acontece com qualquer área profissional.
Quem não tem dom pode virar cambalhota para frente ou para trás que não resolve nada. As pessoas precisam aprender a procurar um caminho pelo qual elas possuem afinidades e não somente pela escolha de um bom salário no final do mês, porque senão se tornarão frustradas consigo mesmas.[/quote]
Sim, concordo que exista dom, talento, mas isso deve ser visto como um diamante. É extremamente raro e você precisa lapidar para merecer a admiração e o valor que possui.
Além do dom e do talento, existe uma coisa chamada esforço.
Esforço, aliado à disciplina e força de vontade pode fazer alguém que não tem talento chegar próximo de alguém com talento. Claro que será difícil superar o dom, mas é plenamente possível chegar lá.[/quote]
Não acredito dessa maneira não. Já vi muita gente fazer um esforço sobre humano para romper determinadas barreiras e perderam tempo precioso simplesmente porque renegaram aquilo que a natureza deu de melhor a elas.
Se alguém tem um bom raciocínio lógico ela se dá bem na cadeira de exatas, se é boa com relações humanas se dá bem no setor relativo e assim por por diante. Não adianta forçar a natureza das coisas.
Esse é um problema do nosso país que leva a educação a um comércio descabido e exagerado(o que acaba com a qualidade dos profissionais que chegam no mercado de trabalho posteriormente).
Para você ter uma idéia, o filho de um amigo meu possui cinco anos e monta(no limite da sua idade) coisas incríveis com lego. Destrói carrinhos para saber o que tem dentro. É nato dele. Mesmo que não seja estimulado terá facilidade para engenharia. Se for estimulado poderá se tornar um grande profissional no futuro.
Camarada, quem define as barreiras que vão te vencer é você. Claro que bom senso é fundamental. Eu nunca tive jeito com futebol, muito menos com dança. Agora, eu sei que se eu me esforçar, eu consigo aprender até tango. Vou ser melhor que um argentino que dança desde que nasceu? Nunca, mas posso aprender.
Nem sempre. A vida não é algo lógico e de precisão matemática.
Por que é que sempre estamos dizendo que o problema é do nosso país? Você acha que nos EUA não é assim?
Sabe quanto custa, em média, uma boa faculdade por lá? Sabe como é que os alunos fazem para pagar? Sabe quanto tempo eles ficam devendo?
[quote=juliocbq]
Para você ter uma idéia, o filho de um amigo meu possui cinco anos e monta(no limite da sua idade) coisas incríveis com lego. Destrói carrinhos para saber o que tem dentro. É nato dele. Mesmo que não seja estimulado terá facilidade para engenharia. Se for estimulado poderá se tornar um grande profissional no futuro.
Cada pessoa tem um tipo de natureza.[/quote]
Mas só por que ele faz isso, significa que ele será um engenheiro mecânico? Não.
Com 8 anos eu desmontava toca discos (sempre sobrava parafusos).
Meu filho, com 2 anos, tocava bateria. Hoje, com 8, vai começar a aprender violão. Isso significa que ele será um novo Bob Marley? Não necessariamente. Ele é muito mais capaz que eu quando o assunto é lógica (claro, dentro do limite para uma criança de 8 anos). Tanto o filho do teu amigo, quanto o meu provam o que eu disse antes, cada geração é mais capaz que a anterior. Tem mais aptidão.
Agora, temos que ver o seguinte, uma criança ou mesmo um pré adolescente nem sempre sabe o que quer.
Pegue qualquer ginasta olímpica. Elas começaram a praticar com 2, 3, 4 anos. Você acha que quando vão a uma competição com 14, 15 anos, elas realmente estão lá por que sempre foram aptas ou por que nunca tiveram outra chance?
[quote=YvGa][quote]
Thomas Edison inventou a luz elétrica (alguns dizem que foi a lâmpada), nem por isso teríamos coragem de comprar um apartamento em um prédio que não seja assinado por um engenheiro eletricista, mesmo que quem assinou tenha sido Thomas Edison(sem ser formado, claro).
[/quote]
Nem eu teria. Para por a vida da minha família em jogo eu quero o máximo de garantias possível.
Mas não teria o menor problema em utilizar, ou comprar, um software feito pelo meu vizinho de 16 anos. O máximo que vai me acontecer é perder algum dinheiro se o sistema for ruim.
Entendeu a diferença?
Cara, esse é um ponto que acho bem complicado. Eu sou contra, a priori, qualquer tipo de proibição, então talvez devesse de fato ser liberado a criança estudar em casa.
Mas o que você não pode esquecer é que o estudar em si, as matérias, o aprendizado, o currículo escolar é só uma parte do que uma criança aprende. Existe todo um convívio social, saber como agir em público, saber ganhar seu espaço, saber respeitar as diferenças. Tudo que, em casa, você só vai poder ensinar na teoria.
Claro que existe o problema da situação das escolas públicas no Brasil, em que dá até medo esse tal convívio social das crianças, mas isso é outra história.
É como o exemplo polêmico das crianças com deficiência. Eu ouço muito o argumento de por uma criança que tenha muita dificuldade de aprendizado junto com crianças “normais”, acaba prejudicando tanto umas quanto outras crianças, porque uma não consegue acompanhar enquanto as outras tem seu ritmo diminuído esta.
Sim, isso é verdade, mas o ritmo do aprendizado é só uma das tantas coisas que constroem o que se chama educação. Essas crianças, tanto as que tem deficiência, quanto as que não tem, vão aprender a conviver com essas diferenças e vão passar a vê-las como naturais.
Eu, por exemplo, nunca convivi com ninguém que tivesse necessidades especiais e hoje não sei nem como me comportar na presença de alguém assim. Não sei se tenho que fingir que tá tudo bem, não sei se tenho que me compadecer ou se isso é ruim. E eu teria menos desse mal-estar comportamental se tivesse desde cedo convivido com pessoas com necessidades especiais.
Por isso eu acho complicado, e sou avesso a ideia de estudo em casa para crianças e muito mais avesso ainda a essa imposição de ritmo e velocidade de aprendizado formal, uma preparação desde cedo para o vestibular e a escolha de uma profissão aos 17 anos e essa correria toda.
Enquanto isso aspectos mais importantes, como aprender a lidar com outro ser humano, ficam de lado.[/quote]
Entendo todos estes pontos. Também pensei neles.
Só que não é só na escola que a criança convive com outras pessoas.
É indo em parques, clubes, escolinha de futebol, cursinho de ingles, escotismo, bale, musica… Tem tantas outras opções pra se conviver com outras que não sou capaz de contar.
Sim. Na verdade minha preocupação é muito maior com as escolas violentas, más companhias e também, quem sabe, pela forma como será dado o conteúdo… Professor não tem pulso forte. Agente vê pela TV. Professor tinha que ganhar muito bem ser respeitado. Tanto dentro como fora de sala. Então, se o professor não é capaz de educar, quem deve arcar com estas responsabilidades são os pais. E como o sentimento de responsabilidade não me foge…
Bom, é claro que a coisa não pode ser bagunçada. Algum órgão deve estabelecer regras para provas, fiscalização, planos a seguirem… Se não, os pais ficariam igual cegos no tiroteio.
Não leve a mal, mas não sou seu camarada ok?
Sim, é claro que pode aprender. Mas será um profissional como Garrincha ou um Argentino dançarino? Essa é a questão onde eu quero chegar. Não acha que merecemos profissionais da saúde ou engenheiros com aptidão?
[quote=drsmachado]Nem sempre. A vida não é algo lógico e de precisão matemática.[/quote] Tudo no espaço em que se vive é lógico e de precisão matemática. Algumas pessoas tem mais capacidade que você para determinadas coisas quer goste de ouvir ou não, e não importa o quanto se esforce, elas simplesmente são melhores por natureza.
[quote=drsmachado]Por que é que sempre estamos dizendo que o problema é do nosso país? Você acha que nos EUA não é assim?
Sabe quanto custa, em média, uma boa faculdade por lá? Sabe como é que os alunos fazem para pagar? Sabe quanto tempo eles ficam devendo?[/quote]
Sei e é bem diferente daqui, inclusive uma prima terminou o phd em medicina na universidade de Maryland sem pagar um tostão. Ganhou bolsa. Dom será? A única coisa que sei é que a seleção foi bem dura.
[quote=drsmachado]
Mas só por que ele faz isso, significa que ele será um engenheiro mecânico? Não.
Com 8 anos eu desmontava toca discos (sempre sobrava parafusos).
Meu filho, com 2 anos, tocava bateria. Hoje, com 8, vai começar a aprender violão. Isso significa que ele será um novo Bob Marley? Não necessariamente. Ele é muito mais capaz que eu quando o assunto é lógica (claro, dentro do limite para uma criança de 8 anos). Tanto o filho do teu amigo, quanto o meu provam o que eu disse antes, cada geração é mais capaz que a anterior. Tem mais aptidão.
Agora, temos que ver o seguinte, uma criança ou mesmo um pré adolescente nem sempre sabe o que quer.
Pegue qualquer ginasta olímpica. Elas começaram a praticar com 2, 3, 4 anos. Você acha que quando vão a uma competição com 14, 15 anos, elas realmente estão lá por que sempre foram aptas ou por que nunca tiveram outra chance?[/quote]
Não significa que o filho do meu amigo será mecânico, mas se respeitarem a sua afinidade será um ótimo e feliz profissional na cadeira da engenharia.
Não é a época ou a geração que diz quem é melhor mas sim o indivíduo. Dá para citar muitos nomes como Leonardo da Vinci, Benjamin Franklin, e lá vai vários que provam que não é uma geração posterior que se torna mais capacitada. Se fosse assim não existiriam pirâmides no egito ou música clássica. Se respeitarem e guiarem corretamente as crianças(inclusive o seu filho) no que eles são em excelência pela natureza deles verá que se formarão ótimos profissionais. Poderá não ser o Bob Marley, mas poderá ser mais bem sucedido que ele.
A maioria dos adolescentes não sabem o que querem, mas a resposta está dentro deles. Cabe aos pais e professores do ensino médio esse esclarecimento. Infelizmente há décadas que isso não mais acontece e hoje em termos de educação o país aparece no final da lista.
Sobre as ginastas, elas foram porque queriam ir a uma olimpíada ou não tiveram outra opção, mas quem ganhou a medalha foi a mais apta e naturalmente a que realmente quis e sempre gostou de ser ginasta, as outras com certeza não queriam como a vencedora.
É só uma opinião pessoal o que estou postando. É uma pena ver alunos em salas de aulas sendo obrigados a estudarem o que não querem e o que não têm a mínima condição de exercerem futuramente. Mas o mercado é assim.
[quote=douglaskd][quote=Marky.Vasconcelos]Bem, posso falar de mim mesmo como exemplo de aprender sozinho, desde os 13 anos que estudo Java por contra propria e admito ser possivel sim, mas é necessario bons guias.
No meu caso: Apostila FJ-11 da Caelum; Banco de Dados; Swing; Hibernate; Swing++; Java2D; poco Web; Android; Android; Android++
Quando entrei na faculdade já fazia sistemas CRUD com Swing/Hibernate sem dificuldades alguma (e visual bem organizado com MigLayout).
Ao sair apresentei como TCC um Game 2D para Android.[/quote]
você se considera um Gênio ?[/quote]
Não, na verdade não acho nada de mim.
Mas por experiencia propria, admito que uma criança pode aprender a programar desde que esteja programando algo.
[quote=juliocbq][quote=drsmachado][quote=ViniGodoy]
Mas não se pode nivelar pela exceção (uma mania que tem sido frequente aqui no GUJ).
[/quote]
Acho que o problema é maior.
Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds, Andrew S. Tanenbaum… Só para citar alguns…
É comum para as áreas da TI usar as exceções como parâmetro.
Não podemos basear as coisas pelos que possuem mais dificuldade, senão atrasamos tudo e, por outro lado, não podemos basear pelos que são acima da média. Aliás, média é a palavra de ordem.
[/quote]
Por mais que alguns se esforcem infelizmente não dá. Se esquecem de uma coisa chamada dom. A pessoa já nasce com afinidade para determinada coisa e é algo que não se compra nem tira. Porque acham que a saúde é ferrada no nosso país? Não é somente a corrupção na sua palavra literal, mas se formam médicos sem o dom para a medicina pelo fato do salário ser bom no final do mês. Isso acontece com qualquer área profissional.
Quem não tem dom pode virar cambalhota para frente ou para trás que não resolve nada. As pessoas precisam aprender a procurar um caminho pelo qual elas possuem afinidades e não somente pela escolha de um bom salário no final do mês, porque senão se tornarão frustradas consigo mesmas.[/quote]
O dom realmente existe, mas não creio que seja tão determinante assim.
mas não consigo considerar seu inventor um superdotado.
talves uma pessoa extremamente esforçada. por que em tese, parece algo que qualquer um com muito estudo consegue fazer.
as pirâmides estão ai, ninguem consegue explicar, são teorias…um dia pode ser que alguem vá ficar a vida toda juntando informação, relacionando, analisando as pirâmides, e vai fazer grandes descobertas, porém não consigo dizer que esta pessoa seria um gênio, só que a maioria das revistas diriam que é um gênio moderno.
na questão de dom fico me perguntando: existe Dom sem vontade ? ou vontade sem Dom, ou Dom é a vontade ?
[quote=ViniGodoy]
O dom realmente existe, mas não creio que seja tão determinante assim.[/quote]
Ninguem tá falando de determinação ViniGodoy.
Tamos falando de aceitação das qualidades e defeitos dos outros.
Tanto os dons quanto os esforços devem ser valorizados.
Esforços e dons sem um espírito não servem de nada.
Só alguns aqui que parecem que ainda não entenderam isso e acham que só pq elas trilharam um caminho os outros também deveriam ser obrigados a trilha-lo. É por esse mesmo motivo que os trotes nas faculdades tavam se tornando cada vez mais violentos.
[quote=YvGa][quote]
Thomas Edison inventou a luz elétrica (alguns dizem que foi a lâmpada), nem por isso teríamos coragem de comprar um apartamento em um prédio que não seja assinado por um engenheiro eletricista, mesmo que quem assinou tenha sido Thomas Edison(sem ser formado, claro).
[/quote]
Nem eu teria. Para por a vida da minha família em jogo eu quero o máximo de garantias possível.
Mas não teria o menor problema em utilizar, ou comprar, um software feito pelo meu vizinho de 16 anos. O máximo que vai me acontecer é perder algum dinheiro se o sistema for ruim.
Entendeu a diferença?
[/quote]
E poderá continuar comprando, porém para ele vender um controlador de tráfego aéreo, ele terá que ser formado… mas se vc quiser comprar um scrip para uma loja virtual feito em php vc poderá continuar… por sua conta e risco…
Olha só, trabalhei com lojas virtuais, sei que tem gente que vende script na internet por 19,90… Nunca perdemos um cliente por isso… por que quando se trata de profissionais, eles querem a garantia… agora se quer arriscar va em frente, só não quero andar em um avião que o tráfego dele seja monitora por um software que foi feito por uma criança de 15 anos, por melhor que ela seja… não quero no hospital ser monitorado por um software feito pela mesma criança…
[quote=diogogama]
E poderá continuar comprando, porém para ele vender um controlador de tráfego aéreo, ele terá que ser formado… mas se vc quiser comprar um scrip para uma loja virtual feito em php vc poderá continuar… por sua conta e risco…
Olha só, trabalhei com lojas virtuais, sei que tem gente que vende script na internet por 19,90… Nunca perdemos um cliente por isso… por que quando se trata de profissionais, eles querem a garantia… agora se quer arriscar va em frente, só não quero andar em um avião que o tráfego dele seja monitora por um software que foi feito por uma criança de 15 anos, por melhor que ela seja… não quero no hospital ser monitorado por um software feito pela mesma criança…
Vlw…[/quote]
acho muito estranho que somente uma pessoa, formada ou não, seja a responsável por criação, revisão, implementação e implantação de um software tão importante assim. Isso não tem o menor cabimento. Todo mundo está sujeito ao erro. Mesmo os mais experientes.
Espero que vc não more em predio. Aqui em bsb, conheço uma galera enorme que trabalha com CAD e que apesar de não ter formação ganham muito dinheiro dependendo apenas de 2 assinaturas: A do arquiteto e a do engenheiro.
Vlw…[/quote]
Eu penso o mesmo que voce, a diferença é que sou calejado o suficiente para saber cobrar aquilo que chamo de “garantias” e o cara me mostrar um papel dizendo que você é graduado, pós-graduado, tem mestrado e doutorado, não vai me fazer confiar no seu produto. O que vai é vê-lo funcionando, além de uma análise do histórico de tudo que você já fez.
No fundo nós concordamos, amigo, não confio minha vida a um sistema de controle de tráfego aéreo feito por um moleque de 15 anos, nem por um pós-graduado de 30 sem experiência alguma, não tem qual vale mais nem menos, não confio em nenhum dos dois e pronto. Se eu quiser scriptsinhos php qualquer um dos dois me serve e se eu não gostar do resultado posso recorrer a alguem com mais experiência, sem grandes traumas. É tudo uma questão de proporção.
Sobre o dom, interessante a colocação do Douglas: quanto do dom é vontade e quanto da vontade é dom?
[quote=Luiz Augusto Prado][quote=diogogama]
Vlw…[/quote]
acho muito estranho que somente uma pessoa, formada ou não, seja a responsável por criação, revisão, implementação e implantação de um software tão importante assim. Isso não tem o menor cabimento. Todo mundo está sujeito ao erro. Mesmo os mais experientes.
Espero que vc não more em predio. Aqui em bsb, conheço uma galera enorme que trabalha com CAD e que apesar de não ter formação ganham muito dinheiro dependendo apenas de 2 assinaturas: A do arquiteto e a do engenheiro. [/quote]
Claro que tem, mas quem assina mesmo??? se der merda é o nome de quem que está lá??? escuta, má profissionais existem formados ou não… a questão é que vc pode ter uma garantia maior que o cara foi instruído de uma forma “correta”… Existe o Cadista que ganha uma grana, mas no final das contas vc não compra um ap que o projeto dele foi assinado por um cadista…
Vlw…[/quote]
Eu penso o mesmo que voce, a diferença é que sou calejado o suficiente para saber cobrar aquilo que chamo de “garantias” e o cara me mostrar um papel dizendo que você é graduado, pós-graduado, tem mestrado e doutorado, não vai me fazer confiar no seu produto. O que vai é vê-lo funcionando, além de uma análise do histórico de tudo que você já fez.
No fundo nós concordamos, amigo, não confio minha vida a um sistema de controle de tráfego aéreo feito por um moleque de 15 anos, nem por um pós-graduado de 30 sem experiência alguma, não tem qual vale mais nem menos, não confio em nenhum dos dois e pronto. Se eu quiser scriptsinhos php qualquer um dos dois me serve e se eu não gostar do resultado posso recorrer a alguem com mais experiência, sem grandes traumas. É tudo uma questão de proporção.
[/quote]
Sua cabeça está limitando sua interpretação… Não se esqueça que em uma discussão o primeiro passo é ter a mente aberta para novas opiniões, por que senão a discussão é em vão…
ninguém disse que está formado é garantia de sucesso… nem de ser o melhor programador do mundo… o que está se dizendo é que é uma “garantia” de que ele aprendeu as bases sólidas da OO, que ele aprendeu lógica de uma maneira mais coesa, etc… a linguagem em si pouco importa, pq isso muda (na verdade tudo passa menos o java… rs…) mas essa base que vai ficar… então a experiência dele vai contar pra eu saber o nível que ele está (estágio, junior, pleno, senior), o diploma vai contar para saber que ele aprendeu (ou deveria ter aprendido) as coisas que procuro de uma forma correta…
[quote=diogogama]
Sua cabeça está limitando sua interpretação… Não se esqueça que em uma discussão o primeiro passo é ter a mente aberta para novas opiniões, por que senão a discussão é em vão…
ninguém disse que está formado é garantia de sucesso… nem de ser o melhor programador do mundo… o que está se dizendo é que é uma “garantia” de que ele aprendeu as bases sólidas da OO, que ele aprendeu lógica de uma maneira mais coesa, etc… a linguagem em si pouco importa, pq isso muda (na verdade tudo passa menos o java… rs…) mas essa base que vai ficar… então a experiência dele vai contar pra eu saber o nível que ele está (estágio, junior, pleno, senior), o diploma vai contar para saber que ele aprendeu (ou deveria ter aprendido) as coisas que procuro de uma forma correta…
vlw…[/quote]
De novo, não discordo de você. É um ótimo critério de eliminação o sujeito ter ou não o diploma, mas para uma empresa contratar um funcionário. Nesse caso ela usa o critério que quiser. O que acho errado é pensar que alguém que aprendeu sozinho não possa ter aprendido tudo que você disse e muito mais.
Eu acho o seu critério válido para contratação de pessoal para sua empresa, mas para contratação de um sistema você precisa de muitas garantias mais. Tantas que o fato de um programador ter ou não diploma é praticamente irrelevante. E se você está negociando diretamente com um programador e não com uma empresa a importância é menor ainda. Quando eu negocio eu negocio com uma empresa, e quero garantias de que ela vai me entregar o produto funcionando, a forma como ela contrata o pessoal dela não me interessa nem um pouco.
[quote=YvGa][quote=diogogama]
vlw…[/quote]
De novo, não discordo de você. É um ótimo critério de eliminação o sujeito ter ou não o diploma, mas para uma empresa contratar um funcionário. Nesse caso ela usa o critério que quiser. O que acho errado é pensar que alguém que aprendeu sozinho não possa ter aprendido tudo que você disse e muito mais.
Eu acho o seu critério válido para contratação de pessoal para sua empresa, mas para contratação de um sistema você precisa de muitas garantias mais. Tantas que o fato de um programador ter ou não diploma é praticamente irrelevante. E se você está negociando diretamente com um programador e não com uma empresa a importância é menor ainda. Quando eu negocio eu negocio com uma empresa, e quero garantias de que ela vai me entregar o produto funcionando, a forma como ela contrata o pessoal dela não me interessa nem um pouco.[/quote]
A diferença (que eu acho claro) é que ele pode sim… porém esse cara que aprende sozinho, pra ele aprender tudo que se ensina na faculdade (to dizendo de padrões, OO, coesão, etc…) é uma excessão, pois a maioria de “programadores” não-formados nem sabe OO, e o cara que sai da faculdade é excessão ele não saber… e lembrando que as regras são feitas para a maioria… então é preferível cobrar o diploma, pois é apenas a minoria que não aprendeu as coisas que deveriam…
[quote]
Eu acho o seu critério válido para contratação de pessoal para sua empresa, mas para contratação de um sistema você precisa de muitas garantias mais. Tantas que o fato de um programador ter ou não diploma é praticamente irrelevante. E se você está negociando diretamente com um programador e não com uma empresa a importância é menor ainda. Quando eu negocio eu negocio com uma empresa, e quero garantias de que ela vai me entregar o produto funcionando, a forma como ela contrata o pessoal dela não me interessa nem um pouco.[/quote]
Concordo que vc precisa de mais garantias e não excluir uma delas…
Só que vc está pensando de um lado… ok…
Mas pensa o seguinte, vc contrata uma empresa pra fazer seu software… ela contrata qualquer “programador”… mas te entrega funcionando perfeitamente…
Daqui a 2 anos vc quer fazer algumas alterações no código, ou mudar um layout, só que o cara que programou não o fez em mvc…
Terá que pagar outro software se quiser mudar apenas o layout…
Entende o problema??? claro que o cara formado tmb pode fazer isso, porém eu tenho uma “garantia” de que ele aprendeu pra que serve mvc, aprendeu sobre acoplamento, essas coisas… sacou???
[quote=diogogama][quote=YvGa][quote=diogogama]
vlw…[/quote]
A diferença (que eu acho claro) é que ele pode sim… porém esse cara que aprende sozinho, pra ele aprender tudo que se ensina na faculdade (to dizendo de padrões, OO, coesão, etc…) é uma excessão, pois a maioria de “programadores” não-formados nem sabe OO, e o cara que sai da faculdade é excessão ele não saber… e lembrando que as regras são feitas para a maioria… então é preferível cobrar o diploma, pois é apenas a minoria que não aprendeu as coisas que deveriam…
vlw…[/quote]
na minha sala 4° ano, só EU de 40 sabe OO, o resto não sabe definir o que é instância, e muito menos a diferença entre classe e objeto.