[quote=douglaskd][quote=juliocbq][quote=YvGa][quote=rafael_jesus][quote=douglaskd][quote=diogogama]
mas sua faculdade é uma bosta… Com todo o respeito…
[/quote]
é só a minha não…tem milhares por ai.
talves por esse motivo, se eu tivesse uma empresa, taria pouco me importando se é formado ou não.
area de TI é 1% de conhecimento da faculdade e 99% auto-didata.[/quote]
Pra min hoje Faculdade boa hoje já virou excessão,
Ela depende muito do professor, se o professor tiver na pegada de formar a galera ele vai e pronto, caso contrário esqueçe,
Quando ouvi da minha coordenadora que dar aula vc ganha bem e tem quase 4 meses de férias foi foda,
Ou seja, tem muitos professores que dão aula pela grana e por querer fugir do mercado de trabalho que é osso,
Eu fui professor de Vela e ensinei um adolescente de família humilde, sem recursos de 12 a velejar e cm 14 foi campeão brasileiro em uma das modalidades mais concorridas e na vela só tem rico e/ou milionário,
O que senti por isso não tem preço,
Acho que os professores deveriam pensar assim, eu teria vergonha de formar alunos que não sabem declarar variáveis e/ ou instanciar objetos,
Poh que trampa com suporte vai pra redes, num vem pra ADS pq é a melhorzinha[/quote]
Aqui entra o dom de novo. Tanto no seu exemplo do menino de 14 anos campeao brasileiro quanto no caso do professor ver a gratificação no aluno se dando bem, tanto quanto no seu salário e benefícios no fim do mês.
Mas pra mim ainda ficou no ar pergunta do Douglas: Quanto de dom tem na vontade e quanto de vontade tem no dom?
Eu, por exemplo, posso passar um sábado de chuva inteiro com livro de programação na mão. Para muitos isso é um esforço descomunal e um exemplo de força de vontade ou nerdisse acima da média. Mas pra mim é passa tempo. Eu posso ler um livro de rails ou de conceitos OO enquanto não me dá sono tão facilmente quanto assistir a um filme num sábado a tarde.
Isso é dom ou é vontade? ou não é nenhuma coisa nem outra.[/quote]
Isso é a vocação. A pessoa nasce com isso. Todo mundo pode fazer o que quiser ou pelo menos poder tentar fazer, mas a capacidade só é completamente aproveitada se essa pessoa possui vocação. Se alguém tem vocação para ser bom em física e não para ser atleta não adianta forçar essa pessoa a ser campeão de triatlon e vice versa. Se os pais investissem na educação dos filhos para a vocação deles o mercado de trabalho teria profissionais de altíssima qualidade.[/quote]
o problema é que nem todo mundo tem vocação para trabalho que gera lucro.[/quote]
Justamente, mas esse é um problema político que acaba criando esse círculo. Músicos sofrem muito com isso porque muitas vezes não existe campo para certos tipos de música. Daí o músico(por vocação) vai querer ser médico e a coisa vira uma bagunça terrível(claro, porque ele não gosta de exercer medicina, não tem paciência para estudar anatomia, etc…).