Como entender melhor conexão com o banco de dados e papel do back-end?

Saudações programadores!

O titulo do tópico já denuncia a minha duvida, o que eu deveria estudar pra entender melhor as diversas responsabilidades de um sistema

Eu já estou no fim do meu curso, e apesar de eu já me sentir bastante confiante com front-end, e já fazer uma série de programinhas que resolvem problemas pelo terminal, e já saber toda a parte de modelagem de dados, orientação a objetos, logica de programação. Eu sinto que falta alguma coisa que conecta todas essas partes…

Durante todo o meu curso eu me deparei com uma série de tecnologias, mySql, javascript, java, e mesmo assim cara, essas duvidas de como tudo se comunica não ficou muito claro.

Dai fica a minha duvida, qual material estudar e buscar pra entender esses conceitos? CSS, html eu já tou podendo dar aula, lógica de programação já se tornou uma coisa trivial, orientação a objetos já tá na ponta do dedo, mas mesmo assim eu sinto que falta alguma coisa…

Procure um curso qualquer de java web. Melhor ainda se for um que construa uma aplicação com front-end e back-end. Esse tipo de curso deve cobrir o básico dessas duas partes, a separação das responsabilidades entre elas, e te dar uma visão do fluxo de uma aplicação.

Abraço.