Como eu posso criar um instalador com innosetup, para que, quando instalar o meu programa, também instale (automaticamente) o banco de dados

Olá!
Então, como mostra o título, estou levemente desesperado
Tenho um sistema e quero distribuir. Porém, queria que ele tivesse um setup, para que o usuário possa instalar. Problema resolvido com innosetup! Hahaha, sei que você iria sugerir algo parecido. Mas aí que começa o problema meu caro

O meu problema não é a aplicação em si, mas sim o banco de dados. Me questionei e trouxe a você, meu caro amigo, o problema: Como eu posso criar um instalador com innosetup, para que, quando instalar o meu programa, também instale (automaticamente) o banco de dados?

Observação: o banco que estou usando é SQL Express 2017
Encontrei algo útil em alguns tópicos

Link 1

Link 2
http://www.andrealveslima.com.br/blog/index.php/2015/10/15/instalando-o-sql-server-junto-com-a-aplicacao/

Porém, no link da DevMedia, o conteúdo é pago e não tenho assinatura para isso :smiley:

Eu tô rindo, mas é de nervoso

E o link logo abaixo dele, é de uma versão antiga do MSSQL, logo, não funcionou. O setup tenta instalar o SQL Express 2005 e como eu disse, preciso do 2017

Então?
Tens como me ajudar? :smiley:

https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/database-engine/install-windows/install-sql-server-from-the-command-prompt?view=sql-server-2017

1 curtida

Vc pode usar o istool pra complementar o file do inno. Eu faço assim: converto meu arquivo .jar em exe (usando o Launch4J), depois crio o instalador com o innoSetup, e complemento algumas coisas com o istool. Pra o banco de dados ser gerado após a instalação, eu criei um arquivo .bat e fiz um Dump do meu banco, então logo após a instalação, o arquivo .bat abre e em menos de 10 segundos o banco de dados já é gerado.

Citei o istool, vc pode usá-lo pra poder fazer isso de executar um arquivo após a instalação. É bem simples de usar e tem vários tutoriais no YouTube. Pra criar um .bat também é simples, no meu caso, o arquivo tem exatamente 3 linhas.

@echo
O comando pra criar o db (eu uso o PostgreSQL).
pause

Vc consegue criar no bloco de notas, e só salvar como .bat

Agora o seu banco, eu não sei como funciona, então tenta dar uma pesquisada, mas o processo em si não é um bicho de sete cabeças não, é bem simples.

1 curtida

Opa irmão, também tive essa dúvida e fiz como disse, mas tenho duas dúvidas:

1º: Tenho que ter o aplicativo do banco de dados (no meu caso o MySQL) instalado?

2º: Quando executo o .bat ele diz que o código não faz parte dos comandos internos, o que faço?

Se puder responder sou grato :slight_smile:

Sim, precisa

Qual comando vc colocou no .bat? Tenta assim:

mysqldump -u user -p NOME_DO_BANCO --password SUA_SENHA > C:\qualquerNome.sql

Isso acontece quando vc nao setou o MySQL em sua variável de ambiente.

Vc precisa ver se tem algo assim lá (A versao do MySQL pode mudar):

C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 5.7\bin

Se não souber chegar lá: