Como eu sei que meu cluster está funcionando?

Olá pessoal,

Sou novo nessa área de cluster e configurei dois tomcats. No server.xml eu coloquei o seguinte:

[code]

<Manager className="org.apache.catalina.ha.session.DeltaManager"
               expireSessionsOnShutdown="false"
               notifyListenersOnReplication="true"/>

<Channel className="org.apache.catalina.tribes.group.GroupChannel">
        <Membership className="org.apache.catalina.tribes.membership.McastService"
                    address="228.0.0.4"
                    port="45564"
                    frequency="500"
                    dropTime="3000"/>
        <Receiver className="org.apache.catalina.tribes.transport.nio.NioReceiver"
                  address="auto"
                  port="4000"
                  autoBind="100"
                  selectorTimeout="5000"
                  maxThreads="6"/>

<Sender className="org.apache.catalina.tribes.transport.ReplicationTransmitter">
          <Transport className="org.apache.catalina.tribes.transport.nio.PooledParallelSender"/>
        </Sender>
        <Interceptor className="org.apache.catalina.tribes.group.interceptors.TcpFailureDetector"/>
        <Interceptor className="org.apache.catalina.tribes.group.interceptors.MessageDispatch15Interceptor"/>
      </Channel>

<Valve className="org.apache.catalina.ha.tcp.ReplicationValve"
             filter=""/>
      <Valve className="org.apache.catalina.ha.session.JvmRouteBinderValve"/>

<Deployer className="org.apache.catalina.ha.deploy.FarmWarDeployer"
                tempDir="/tmp/war-temp/"
                deployDir="/tmp/war-deploy/"
                watchDir="/tmp/war-listen/"
                watchEnabled="true"/>

<ClusterListener className="org.apache.catalina.ha.session.JvmRouteSessionIDBinderListener"/>
      <ClusterListener className="org.apache.catalina.ha.session.ClusterSessionListener"/>
    </Cluster>

[/code]

Coloquei a mesma coisa nos dois, não sei se está certo, por isso queria saber como eu sei se tá funcionando?

Obrigado.

E ai Pilantrinha,

Seguinte…pra começar vou lhe dizer que para se utilizar cluster tem que ter certeza de que não há outra solução para atingir o mesmo objetivo de forma satisfatória. Porque essa coisa constuma dar muitos problemas.
Vou lhe indicar este livro:
PADROES DE ARQUITETURA DE APLICAÇOES CORPORATIVAS do Martin Fowler, editora BOOKMAN COMPANHIA ED.
prá você ler sobre algumas idéias e opiniões sobre este tipo de arquitetura, na internet também tem bastante coisa.

Bem...geralmente em estruturas clusterizadas está também envolvido uma coisa chamada balancer que distribui as requisições entre os nós, ou seja, os clients terão como alvo o endereço do balancer.

Baseado nesta idéia vc pode fazer o seguinte teste:

Suponha que vc tenha uma balancer e dois nós A e B.

a) Aponte um client para o balancer e faça uma alteração qualquer que afete a sessão.
b) Depois aponte o client diretamente para o nó A (sem passar pelo balancer) e faça uma leitura da sessão.
c) Depois aponte o client diretamente para o nó B (sem passar pelo balancer) e faça uma leitura da sessão.

Se o resultado das leituras forem identicas significa que você está no caminho certo.

Para testar o balancer basta apontar o client para o balancer e executar (sempre mais de uma vez) se der tudo certo, derrube um nó e faça mais acessos se continuar dando certo derrube o outro nó e continue fazendo os acessos.

P.S. Arrume bastante paciência porque isso é um puta pé no saco, você irá ler bastante, irá mexer em pouquissimas linhas de configuração e observar falhas estranhas rsrsrsr.

System.out.println(“Abraços e boa sorte”);

Hum valeu pela dica cara, mas estou com uma dúvida ainda. Eu tenho que colocar aquele código em todos os tomcats da minha rede?