Como faço esse programa galera

13 respostas
P

EXERCÍCIO 1

1. Em uma classe Automóvel foram definidos dois atributos:

a) capacidade do tanque de combustível
b) quantidade de combustível armazenado no tanque.

Baseado nisto, implemente:

• um construtor para definir a capacidade do tanque
  • um método abastecer para inserir combustível no tanque.

Caso a quantidade de combustível a ser inserida exceda a capacidade do tanque, mantenha o tanque em sua capacidade máxima e emita uma mensagem informando que a quantidade inserida excedeu a capacidade.

13 Respostas

Mike

Qual a dificuldade? O enunciado esta bem claro

hailton.reis
Vamos , temos duas variáveis do tipo inteiro.

int = capacidadeTanque;

int = qtdCombustivelArmazenado;

capacidadeTanque = 45 litros; //Capacidade do tanque  é pré-determinado

PEGA qtdCombustivelArmazenado = ? //Esse valor é variável e tem que ver como é adquirido, pois ele é
indispensável.

SE qtdCombustivelArmazenado FOR IGUAL A capacidadeTanque(

imprime(TANQUE CHEIO!!);

)

Acho que a lógica é simples e se tiver mais alguma coisa, penso que passará por aqui. Diga o que achou e qual visão vc tem a respeito do código.

P

é pq to aprendendo programação agora e tenho muita dificuldade

javaflex

Poderia especificar pelo menos a dúvida inicial, senao fica parecendo que nao estudou nada sobre o assunto.

P

minha duvida é sobre como fazer esse exercício, usando a função SE

javaflex
peczenyj

Vamos la

programação orientada a objetos é vc desenhar objetos que representam algo. esse representar é feito pelo estado interno do objeto e o comportamento do mesmo ( os metodos e como estes afetam o estado interno ).

vamos definir um Automovel. Ele usa combustivel. Esse combustivel é armazenado em um tanque. vc tem duas quantidades que o definem sob este aspecto: a quantidade de combustivel atual e a quantidade maxima de combustivel.

Ja vamos entender que existem algumas pre-condições para vc criar um Automóvel:

1. vc não pode ter capacidade de combustivel negativa ( - 5 litros ? oi ? )
  2. vc não pode ter capacidade maxima de combustivel negativa ( mesma coisa )
  3. o tanque de combustivel do carro não suporta mais combustivel que o maximo ( senão transborda, pega fogo, mata as pessoas, queima uma floresta. etc, é muito errado ).

de cara vc tem duas quantidades: quantidade e capacidade.

qual o tipo da variavel? depende. pode ser inteiro armazenando litros (isso simplifica algumas coisas), pode ser inteiro armazenando mili-litros., pode ser float ( ai vc pode abastecer 1/3 de litro numa boa ).

uma vez que vc definiuo tipo, e o exercicio pede que vc crie um construtor q define a capacidade do tanque ( ou seja, vai começar com tanque vazio ), o seu problema é trivial.

trivial entre aspas. o estado interno do seu objeto é muito importante. eu observaria PRIMEIRO a condição que vc não pode botar mais gasolina do que cabe.

versão simples:

metodo publico vazio abastece( quantidade ):
  this.tanque = this.tanque + quantidade
  se ( this.tanque > this.capacidade ) {
     this.tanque = this.capacidade
  }

agora vem o lance de dizer se excedeu ou não. eu pensaria no metodo de abastecer retornando um boolean. ele retorna true se ultrapassou a capacidade do tanque

metodo publico boolean abastece( quantidade ):
  this.tanque = this.tanque + quantidade
  se ( this.tanque > this.capacidade ) {
     this.tanque = this.capacidade
     return true
  }
  return false

assim

excedeu = fusca.abastecer( 99 )
se ( excedeu ) {
  imprime("VC ATOCHOU GASOLINA NO POBRE DO CARRO, PRESTA ATENÇAO MEO!!!")
}

agora pense no caso

fusca.abastece( - 5 )

o loco vc chupou 5 litros de gasolina do fuquinha com uma mangueira! é perigoso!

eu pensaria em exceptions nesses casos. se alguem enfiar um numero negativo vc manda um errao bem loco ( exemplo IllegalArgumentException ), ou ignora. pense nisso se der tempo

hailton.reis

No começo é difícil para todo mundo. Esses caras mandam bem pra caramba pq já ralaram pacas. Continua, não desanima não. O Brasil é pobre demais em desenvolvimento e seu estudo e contribuição é muito importante. Entendendo a história do sistema, o que ele vai fazer é super importante, senão vc vai ver um monte de código e não vai sair do lugar. O caminho é esse mesmo. Vem pra cá que com a ajuda de um e de outro vc vai longe. Me diz uma coisa, esse seu sistema tem uma linguagem específica para criar?

P

muito obrigado pela força! to usando a linguagem java

P

muito obrigado!

Crocodilo

União é tudo !!!

hailton.reis

Estamos juntos. Um país que queira brigar pau a pau em ideias voltadas para a tecnologia, seja desktop, seja mobile, seja web e o que for, tem que fazer com que muita gente entenda o que lógica de sistemas, entender o que faz sistema de gerenciamento de banco de dados, para que serve e por aí a fora. Ficar segurando informação, mandando os caras ir estudar, ficar pagando com os caras que estão ralando para sair do ponto zero é por fora. Eu amo desenvolvimento, sei nada e nem vem com papo de pica das galaxias para cima de mim que não rola. Bom para mim é quando está bom para todos. Aqui é filosofia livre: UBUNTU para todos.

hailton.reis

O exercício saiu amigo?

Criado 6 de setembro de 2018
Ultima resposta 11 de set. de 2018
Respostas 13
Participantes 6