Como faço um aplicativo de mensagens?

Eu tenho um trabalho (de escola), eu tenho que fazer um aplicativo de mensagens, eu entendo bastante de Java/Android e recentemente andei mexendo com Sockets, eu sei que tem como criar um chat local, mais queria criar um chat online, não e para nada proficional, teria auguma maneira de transferir dados de uma pessoa para a outra, mesmo estando distantes, não, augem aqui poderia pelomenos me dar um rumo para onde segir?. como faço para criar um servidor online sem precisar gastar dinheiro? Eu poderia usar o GoogleDrive para fazer isso ?

Nao. Infelizmente, hospedagem gratuita para java não eh algo tão fácil. Mas vc pode tentar ver uma maquina na AWS ou GoogleCloud, que sao opções que possuem máquinas na nuvem com versões para testar (é bom dá uma boa lida antes para ver como estão os termos para isso ainda, pois faz algum tempo que usei).

Sobre o chat online, vc não informou se a aplicação é web ou desktop. Bom, se for web, vc pode usar websockets para tratar o recebimento de mensagens. Com desktop, socket já resolve, bastando ter um servidor para receber e redirecionar as mensagens.

1 curtida

Na verdade queria criar um app android, eu vi que tem a firebase da Google mais nao sei usar. Obg pela ajuda

1 curtida

https://github.com/Shahar2k5/whatsappClone.

Se você ainda não tem conta na AWS, ao criar você consegue um ano free (recursos limitados) para testar e conhecer a plataforma, na PWS se não tiver conta ao criar você ganha $ 85 para testar os recursos e conhecer a plataforma, são algumas opções interessantes.