Como fazer um plano de estudos/Vocês me recomendam algum plano de estudos?

Eu aprendi lógica de programação “na marra” quando comecei a programar em Pawn, fazendo uma GM para um servidor de SAMP (GTA SA Multiplayer), dai depois de um tempo eu comecei a estudar C++ e eu achava que eu já tinha um bom conhecimento, isso sabendo que eu conseguia fazer tudo que fosse do MEU interesse. Chegou um momento em que eu não tinha mais nada para fazer e continuar praticando, então decidi treinar usando os exercícios do CodeWars, e meu irmão… Que negocio difícil!

Resumindo: Eu acho que eu aprendi a programar do jeito errado, dando passos maiores que a perna ou algo assim, então eu queria perguntar se vocês tem um plano de estudos para C++ ou se podem me ajudar a fazer um plano para mim!
Obs: Eu sou ruim em resolver problemas de manipulação de dados, isso é tudo que eu quero praticar! Eu sei como usar instruções, funções, variáveis, classes, bibliotecas, ler documentação e etc, essas coisas como eu disse anteriormente, aprendi no Pawn

Depende do seu objetivo. Estudar por estudar é perda de tempo. O que vai ganhar estudando C++? Está vendo boas oportunidades pedindo isso? Senão primeiro pesquisa oportunidades que interessar e estude o que pedirem de obrigatório.

No geral prefiro materiais mais objetivos orientados a projetos. Documentação só em último caso.

Se sabe programar então não deve tanto se preocupar com linguagem e plano de estudos.
E tambem hoje em dia tem muita catação de milho.
As vezes o milho tá perto, as vezes longe.
Em resumo tem muitas coisas próximas e espalhadas pra usar.
Saber quando e de que forma usar é o que importa.

Não dá pra ficar querendo memorizar essa tonelada de coisas que a toda hora muda.

Confia no seu taco e na sua inteligencia e perseverança e caia de cabeça e veja tudo o que o projeto envolve e precisa e pesquise a melhor solução e pronto, já era.

É como a galera falou, você tentar ficar regrando o que você aprende não da certo. E na minha opinião te limita, vai te limitar seus conhecimentos a uma apostila ou tutorial.
Eu comecei minha vida na programação como você, aprendi desenvolvendo plugins para Minecraft quando era criança e hacks para jogos Adobe (.swf). Quando fui pegar pra estudar tive o mesmo choque que você, comecei a duvidar de mim mesmo e dos meus conhecimentos, sendo que no estágio que eu estava, eu sabia coisas que meros estudantes não tinha nem vislumbrado 1%…pois aplicamos e aprendemos na prática, a teoria só nos dá uma base, mas conhecimento mesmo vem na prática.
Então eu, com 5 anos em java e as3 na prática comecei a achar que não sabia nada, quando na verdade eu já ganhava dinheiro e trabalhava com isso profissionalmente a 4 anos, mas que achava que não tinha capacidade conhecimento pois não sabia um exercício de uma apostila, porém sabia fazer um servidor para mais de 10mil pessoas funcionar perfeitamente 24/7…

E se você já sabe fazer na prática, continue fazendo isso, faça projetos, elabore eles e programe, no meio do caminho em alguns projetos você vai impacar e é aí que vai surgir o que você tem que estudar, esse é seu plano de estudos. Você vai atras de uma solução e nesse processo é que você aprende, não adianta querer saber tudo pois você não vai gravar e na maioria das vezes de imediato não vai achar uso para aquilo.

Então minha dica é: cai de cabeça, faz o que te der na telha, inicie projetos vá fazendo até vc chegar em uma questão que você não sabe como fazer, procure, pesquise e estude até resolver e faça isso até cansar, pois aprendizado nunca acaba.

1 curtida