Como funciona a cardinalidade (1,1),(1,n)?

Poderiam me dar qualquer exemplo de como funciona uma cardinalidade (1,1),(1,n) em um modelo FÍSICO do bd ???estou com dificuldades de como fazer o (1,n)

A cardinalidade indica como uma ou mais tabelas se relacionam entre si.
Exemplo:
Segundo a legislação brasileira, cada Esposo só pode ter uma única esposa, bem como, cada esposa só pode ter um esposo. Essa é uma relação entre as tabelas esposo e esposa com cardinalidade 1 : 1.

A cardinalidade 1 : N indica a relação entre duas tabelas em que cada elemento de uma tabela A pode se relacionar com nenhum ou vários elementos da tabela B. Porém, cada elemento de B só pode se relacionar com um elemento de A, assim sendo, cada B terá uma entrada de chave que se refere à tabela A, a famosa chave estrangeira (foreign key ou FK)
Exemplo: Cada mulher pode ter 0 ou vários filhos. Cada filho só terá uma mãe (lei da natureza).

1 curtida

Sim, porém estou implementando isso no SGBD, o SGBD consegue garantir tudo isso?

Nem sgbd, nem SO, nem java, nem javascript, nem PHP, nem o que você imaginar consegue.
Quem deve garantir isso é você, a pessoa que vai programar.
Veja, se você não criar a relação entre a tabela A e a tabela B de forma explícita, indicando que há uma coluna na tabela B que referencia a tabela A e transformando-a em uma FK, essa relação não será garantida.

2 curtidas

Só complementando, quem determina se vai dar certo e a pessoa que faz as relações no banco e o organiza. Fez certo o Banco faz o que ele é determinado para fazer …

1 curtida