Como gerar setup aplicação Java?

Amigos, desenvolvi um sistema com o Netbeans, quero distribuir essa aplicação, mas como fazer isso, gerar o instalador? Existe ferramentas pra isso?

Vc já gerou o .jar único? Se sim, usa o InnoSetup.

Se não, vc precisa ir no seu build.xml e colar esse código no final do arquivo:

 <target name="-post-jar">    
        <property name="store.jar.name" value="${application.title}"/>  
        <property name="store.dir" value="store"/>  
        <property name="store.jar" value="${store.dir}/${store.jar.name}.jar"/>  
        <echo message="Empacotando ${store.jar.name} em um único .JAR ${store.jar}"/>  
        <delete dir="${store.dir}"/>  
        <mkdir dir="${store.dir}"/>  
        <jar destfile="${store.dir}/temp_final.jar" filesetmanifest="skip">  
            <zipgroupfileset dir="dist" includes="*.jar"/>  
            <zipgroupfileset dir="dist/lib" includes="*.jar"/>  
            <manifest>  
                <attribute name="Main-Class" value="${main.class}"/>                  
            </manifest>  
        </jar>  
        <zip destfile="${store.jar}">  
            <zipfileset src="${store.dir}/temp_final.jar" excludes="META-INF/.SF, META-INF/.DSA, META-INF/*.RSA"/>  
        </zip>  
        <delete file="${store.dir}/temp_final.jar"/>  
    </target>

Aí depois vc consegue usar o InnoSetup com apenas um arquivo .jar

Pra gerar instaladores para o Windows, sempre utilizei o “Ghost Installer Free Edition”.
Eu preparava um instalador que já disponibilizava uma máquina virtual Java e os JARs, classes e banco de dados de minha aplicação.
Assim conseguia disponibilizar o software para usuários leigos que não possuiam ou não sabiam o que é Java.


jpackage do java 14, pode ser usado com a geração do jlink tambem.
Nesse caso tudo fica dentro do msi ou exe ou deb ou rpm ou pkg ou dmg depende da plataforma.
Tambem tem o graalvm.org usando native-image que gera para windows, mac, linux, raspberry, ios, android e é multi linguagem mas ainda não cross compile.
Fiz uns testes aqui com ele e realmente o resultado final pode compensar a lentidão dele pra gerar o nativo.

Não vai pagar pra fazer um procedimento gratuito, pelo amor de deus

1 curtida