Como imprimir somente a !ª letra de um vetor de String
2 respostasResolvido
java
jairodione
Olá Pessoal!
Como faço para imprimir somente a 1ª letra digitada pelo usuário, esta letra esta armazenada em um array de String. Segue abaixo o código:
publicclassVetorString{staticStringletras(){Stringnome=JOptionPane.showInputDialog("Digite o Nome da Pessoa");//String nome1[] = new String[nome.length()];for(inti=0;i<=nome.length();i++){//Como imprimir somente a 1ª letra da variavel nome?}returnnome;}publicstaticvoidmain(Stringargs[]){letras();}
Você pode converter a String digitada, no caso o nome, para um array de caracteres com o método toCharArray().
Por exemplo:
publicclassLetraNome{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringnome=JOptionPane.showInputDialog("Informe o seu nome");char[]nomeArray=nome.toCharArray();System.out.println(nomeArray[0]);// aqui é a primeira letra, pois está na posição 0}}
Suponha que digitei o meu nome (Matheus)
Saída o executar o código acima: M
Se quiser printar letra por letra, uma em baixo da outra, é só utilizar um laço para percorrer o vetor inteiro.
Por exemplo:
publicclassLetraNome{publicstaticvoidmain(String[]args){Stringnome=JOptionPane.showInputDialog("Informe o seu nome");char[]nomeArray=nome.toCharArray();//System.out.println(nomeArray[0]); // aqui é a primeira letra.for(inti=0;i<nomeArray.length;i++){System.out.println(nomeArray[i]);}}}
Suponha que digitei Matheus, novamente.
Saída:
M
a
t
h
e
u
s
jairodione1 like
Olá Matheus!
Era isto que eu estava procurando!
Resolveu meu problema, muito obrigado!!!