Como incluir o banco de dados mysql em um repositório do github?

Eu tenho um projeto aqui que depende do banco de dados e quero coloca-lo em um repositório no github, mas não sei como faço pra incluir o banco de dados nesse repositório. Seria algo como “exportar” o banco de dados, transforma-lo em um arquivo.
Em alguns projetos eu vi arquivos com uma extensão .gdb, isso seria um banco de dados? Se sim, como faço pra buildar esse arquivo?

O que se faz nesses casos não é adicionar o banco de dados em si no github, mas uma maneira de replicar o banco de dados.

Há algumas formas de se fazer isso.
Você pode colocar um arquivo script.sql contendo todos seus comandos DDL (create table, etc) e colocar no README instruções de quando rodar aquilo.

Há muitos frameworks que adotam o conceito de migrations o que mantém cada evolução do seu banco de dados em um passo separado, dessa forma as pessoas podem pegar evoluções no sistema iterativamente, ao invés de ter que recriar o banco de dados do zero a cada vez que uma nova coluna é adicionada, por exemplo.

Migrations é basicamente para lidar com o schema do banco e o estado inicial, recomendo que use isso.

Tem também a parte de provisionar o banco de dados em si, mas aí varia muito de projeto para projeto, nem sempre vale a pena definir isso no repositório.
Uma forma de fazer, pelo menos para rodar local, é apontar as configurações de desenvolvimento para um docker. Isso facilita muito para alguém que acabou de rodar o projeto já consegue rodar de cara, sem precisar instalar nada manualmente.
Mas aí vai de acordo com sua necessidade.

2 curtidas

Obrigado, desculpe a demora pra responder. Vou pesquisar sobre…