Como iniciar um PDV em Java

Olá galera, me ajudem por favor.
Outro dia um amigo me procurou querendo alguém para construir um software para um hortifruti que ele vai abrir. Ele quer um software que controle o estoque dele, que integre com a balança dos caixa e também com impressora de nota.

Eu não faço a mínima ideia de como fazer isso. Eu já passei esse projeto, porque sei que não vou poder ajudar na velocidade que ele precisa, mas essa situação me criou uma curiosidade para saber como se faz isso.

Gostaria de indicações de quais tópicos importantes para estudar. Video Aulas, Livros, etc…

Já tenho uma experiência com Java voltado para Web, então se fosse Java já me facilitaria um pouco, mas se alguém achar que existe outra linguagem mais apropriada para essa finalidade, pode mandar aí, por favor.

Amigo, você precisará estudar sobre os recursos do Java voltado à desktop: swing, Java Fx e etc. Aí depende do seu interesse. Há maneira de usar o web como se fosse um software nativo de desktop mesmo – se não me engano o Java Fx facilita isso. Como você conhece a parte web, imagino que a integração com banco de dados você já tenha conhecimento – nesta parte é bastante similar ao web mesmo: JPA, hibernate, beans e etc.

Comece criando janelas e trafegando informações entre elas (principais componentes: layouts, campos de textos, labels, paineis, scrolls e etc); formatação de campos; preenchendo tabelas e integrando com o banco.

Após conseguir criar um sistema útil, recomendo partir para a integração com os hardwares externos. Nesta parte poderá procurar por algum framework para facilitar seu desenvolvimento – normalmente essas comunicações são via USB e com algum protocolo com vasta documentação espalhada por aí.

É perfeitamente possível desenvolver isso em Java. E é um exercício interessante para teu desenvolvimento.

Em relação aos materiais, ficarei devendo-te :wink:

se voce quiser realmente fazer vai gastar um bom tempo. tem muitas regras. e se for emitir nfce e integrar com venda de cartao. mais tempo ainda. existem softwares prontos e baratos que atenderiam a necessidade dele. digisat, gdoor, etc…

1 curtida

Amigo, é uma tarefa árdua para quem esta no inicio…
une um monte de tecnologias
a) java swing
b) banco de dados
c) webservice para as nfce
d) conhecimento em certificado digital
c) conhecimento em comunicaccao com portas serais
d) conhecimento em pinpad
e) fazer uma homologação junto as empresas de cartão de credito
f) conhecer o funcionamento das balancas pesadores… cada fabricante é um modelo
h) conhecer os leitores de códigos de barras
i) conhecer a interface das impressoras não fiscais… principalmente para impressão de qrcode
Em fim é uma serie de etadas
Na empresa que trabalho temos isso e não para de dar manutenção…

esse é o caminho que você deve seguir

1 curtida