Como instalar Linux no HD externo?

1 resposta
linux
wladyband

Preciso instalar o linux no meu HD externo, para isso eu baixei o programa chamado universal usb, baixei a ISO do Linux e coloquei o boot junto com o sistema operacional no pendrive.

OBS: tenho instalado no meu HD interno o sistema operacional Windows 7.

Depois disso coloquei o HD externo e o pendrive conectado no computador e reiniciei a maquina, com isso foi possível reconhecer os dois.

Pergunta;

Depois de conseguir instalar o Linux no meu HD externo ainda seguirei acessar meu Windows que está no meu HD interno?

Faz um tempo que não instalo o linux, e antigamente quando se instalava o linux ele desativava a partição ativa do Windows e depois que reiniciava o computador eu ficava sem acessar o windows.

1 Resposta

TerraSkilll

Se você, na instalação do Linux, não mexer na partição do Windows, sim.

Isso ocorre porque o Linux instala um gerenciador de boot próprio (lilo, grub), que sobrescreve o do Windows. Instaladores mais modernos são capazes de detectar a instalação do Windows e ajustar a inicialização para permitir dual boot, ou seja, quando o computador liga, você pode selecionar qual sistema quer iniciar dentre os que estão instalados.

Como você não está instalando no HD interno que contém o Windows mas sim em um separado, não precisa habilitar dual boot se não quiser, apenas precisa configurar a ordem de boot no BIOS do computador, deixando o boot por USB primeiro, por exemplo. Além disso, quando estiver instalando o Linux, pode deixar o gerenciador de boot do Linux no próprio HD externo, evitando mexer na no HD interno onde está o Windows.

Abraço.

Criado 6 de novembro de 2016
Ultima resposta 6 de nov. de 2016
Respostas 1
Participantes 2