Como montar um servidor TomCAT ?

4 respostas
wladyband

Eu tenho pesquisado várias empresas para hospedar uma aplicação Java, mas são muito caras e a ideia que tive é criar a aplicação Java e solicitar para o cliente comprar um computador para hospedar nesse computador, para isso preciso instalar um servidor web, e nesse caso é TomCat.

Eu baixei um pacote desse site abaixo;

http://tomcat.apache.org/download-80.cgi

Foi a primeira opção : zip (pgp, md5, sha1)

Quando baixei e executei o servidor web eu digitei localhost:8080 no meu computador e pegou tranquilamente, porém se tiver um outro computador na rede ou um dispositivo mobile ele não consegue abrir a pagina do TomCat, alguém teria uma sugestão para resolver esse problema?

4 Respostas

peczenyj

vc precisa acessar atraves do seu endereço ip ou nameserver ( este ultimo depende das configurações de DNS pra funcionar )

wladyband

Obrigado, deu certo eu coloquei o numero de ip e o endereço ficou mais ou menos assim;

NUMERO_IP_DO_COMPUTADOR:8080/NOME_DA_APLICAÇÃO/URL_DA_APLICAÇÃO

192.168.1.101:8080/boleto/cadastro/novo

Eu acessei até o celular e deu tudo certo, o problema agora é o seguinte;

Como faço para pessoas conseguir acessar a pagina estando fora da rede? Tem que ter um servidor de DNS mesmo instalado? Qual servidor de DNS eu poderia instalar que fosse OpenSource para Windows?

peczenyj

vamos la

este endereço é da sua rede, digamos, interna.

para que o mundo externo tenha acesso vc precisa entender coisas alem do DNS. Não é simplesmente instalar um servidor.

EDIT: no caso de ser uma aplicação interna, vc pode usar uma VPN e um servidor DNS interno da empresa que vc esta lidando. eu acho muito mais provavel este cenario e vc mata dois coelhos com uma cajadada só. agora se vc precisa que qualquer pessoa no planeta acesse a servidor em questão, continue lendo.

O registro DNS é um banco de dados distribuido. vc tem autoridades em cada país responsaveis pelos endereços .com .br .fr etc e são essas autoridades que vão replicar a informação do seu registro DNS em um determinado tempo ( pode levar dias ). O motivo é simples: evitar que vc mude o registro do google.com para um ip seu, por exemplo.

EDIT: não raro as empresas tem um servidor DNS interno para as suas aplicações e nesse caso vc pode ter qq tipo de dominio e só sera valido dentro da empresa ou via uma VPN conforme eu ja mencionei.

alem disso, vc tem que entender como funciona a sua rede local. Imagine que vc tem 2 computadores e um telefone conectados via wifi ou cabo de rede e vcs acessam uma pagina x da internet tipo esta

vc vai ver que todos os seus dispositivos aparentam ter o mesmo ip. isso pq existem tecnicas de Proxy e NAT envolvidos. um endereço ip é caro ( falando em ipv4 ) então vcs podem ter ips diferentes na rede interna, mas vcs saem com um ‘mesmo ip’.

isso não é um problema pra sair, mas é um problema para ‘entrar’. dado que todos os seus dispositivos saem com o mesmo ip externo, não é obvio como vc faz pra alguem acessar um ip e porta e ela cair diretamente do dispositivo que vc quer.

vc precisa de configurações de rota e outras coisas que vc vai precisar de um profissional te auxiliando.

E AGORA???

calma, vc pode considerar esta solução momentanea:

http://www.noip.com/

vc vai rodar um programa na maquina que vc quer e vai surgir um endereço pra vc usar e tudo se resolve automagicamente.

só pense ONDE vc quer colocar essa maquina. expor uma maquina na internet te deixa a mercê de diversos riscos como DDOS, Hackers, etc. se vc não tem conhecimento de redes vai ser bem dificil vc se prevenir ( e não, não é simplesmente colocar um firewall ) eu acnselho que vc estude.

em geral redes domesticas não são adequadas para uso comercial (vc pode não ter banda suficiente para aguentar o volume de dados que virá). sem falar que um programa profissional nem sempre roda em uma maquina e sim varias para ter redundancia ( se perder uma por alguma razão vc tem outras ). outra coisa é pensar no isolamento e segurança pois é possivel que o programa consuma toda a memoria disponivel ( ou todos os recursos do servidor ) seja por erro ou de proposito e ai vai afetar todo mundo ( outros programas, vc, etc ).

talvez seja melhor vc alugar uma maquina em um datacenter por um preço adequado.

e nem falamos em load balancer, metricas e alarmes, etc.

tem certeza q não é mais facil usar Amazon, Digital Ocean ou Heroku?

igor_ks

Tem um cara que ajuda pra montar seu servidor caseiro: https://ngrok.com/

Criado 11 de dezembro de 2016
Ultima resposta 13 de dez. de 2016
Respostas 4
Participantes 3