Olá estou tentando acompanhar uma aula na universidade, só que o professor não mostra como usar o javascript em um browse, assim já tentei fazer várias formas, mas não consegui.
Já procurei em aulas no youtube e vi várias respostas, mas não encontrei resposta.
Provavelmente deve ser muito simples, mas não tenho com quem tirar dúvidas.
<html lang="pt-br">
<head>
</head>
<body>
<button onclick="most diced rarAlerta()">Clique para ver o Alert</button>
<script>
function mostrarAlerta() {
alert("Olá! Este é um alerta simples.");
}
</script>
</body>
</html>
Salva esse arquivo como arquivo.html clica com o direito e abre com navegador, para utilizar o PHP você deve instalar um servidor local como WAMP, XAMP …etc. Podendo acessar atravez do navegador por um endereço “localhost”.
Converse com o ChatGPT ele te ensina tudo sobre…
Seria interessante vc dizer quais foram essas formas, e o que exatamente aconteceu.
Indo um pouco mais além (e desculpe se parecer chato, mas acredite, é para o seu bem), uma dica que vai te ajudar não só aqui, mas em qualquer outro site: quanto mais vagamente vc descreve seu problema, menor é a chance de ter uma boa resposta.
Existem milhares de maneiras de “usar o JavaScript em um browser”, então o que exatamente vc quer fazer? Um código qualquer que rode em uma página, só pra ver se “funciona”? Ou algum código mais específico? Mas tem que usar PHP, não pode só ser HTML? O que vc tentou? Por que não funcionou? Deu algum erro? Qual?
Se vc está tendo aulas, será que o professor ainda vai chegar nessa parte, e vc está tentando pular etapas?
E por aí vai, quanto mais informações vc der, maior a chance de uma resposta assertiva. Aí em cima te deram uma resposta, é verdade, mas ela é um grande chute baseado no que parece ser o que vc talvez quem sabe esteja querendo saber. Mas por que depender de palpites, quando vc pode simplesmente detalhar melhor o que pretende fazer e assim obter uma resposta mais certeira? 
Olá, eu fico muito agradecido por sua esplanação.
Sei que é para o meu bem…