Como posso fazer aparecer caracteres especiais na plataforma(prompt)

ola! surgiu uma duvida os meus estudos em programaçao C, quando faço o programa e coloco pra exibir uma mensagem por meio do “printf” no prompt eu percebo que caracteres especiais como ‘é’ ou ‘ç’ nao aparecem e sao substituidos por alguns simbolos estranhos…
Gostaria de saber como eu posso fazer para aparecer estes caracteres no terminal, se tem algum codigo que me permita isso… embora a pergunta pareça de certa forma bem ignorante, pfv me ajudem!

Veja este tópico:

Abs.

1 curtida

CARA eu entendi a ideia que passaram nesse topico mas por algum motivo nao deu certo, o maximo de diferença que deu foi quando salvei o arquivo como utf-8 ai o meu ‘é’ virou ‘Ú’… o caso do set locale foi reconhecido como codigo mas na hora de compilar deu erro… mas valeu mano!

1 curtida

Encontrei dois artigo relativos ao seu problema, são eles:

http://linguagemc.com.br/localizacao-de-programas-com-locale-h/

Abs

cara valeu mesmo, eu entendi muito bem a implementaçao do codigo locale, mas depois de muitos testes e pesquisas tbm, eu percebi que o problema nao esta no codigo pois codei de diversas formas aplicando este locale e vendo resultados diferentes, eu vi até qual é a lingua padrao puxando pelo locale e esta em portugues…to achado que nao é o programa e sim o terminal que esta o problema, olhe o print pra vc ver, de acordo com o que esta mostrando os artigos que vc me mandou era pra estar certo pela logica e dar certo…

Oi Paulo,

Embora você tenha feito estes testes, irei pedir para você fazer um último teste, por favor. Pode parecer absurdo, mas, este código seta o locale e depois imprimir. Sei que o default já é a linguagem desejada.

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <locale.h>
int main(void)
{
setlocale(LC_ALL, “Portuguese”);
printf(“Utilizando caracteres e acentuação da língua portuguesa!\n\n”);
System(“pause”);
return 0;
}

Cara tentei fazer dessa maneira e nao deu em nada mas vou fazer mesmo assim, logo logo postarei o resultado

esta ai, continuou na mesma, eu tentei de varias formas que pude pensar…no ultimo print eu fiz um teste pra ver se reconhecia o comando e por imprimir “Portuguese_Brazil.1252” percebi que o problema podia ser no terminal…