Como trocar o icone do .jar?

Olá, acabei de completar meu curso de java, porém não aprendi a trocar esse icone do programa, se eh q tem como. Alguem poderia me ajudar?
Capturar

Amigo, creio que isso não é possível. Algo que seria possível é você converter o .jar para .exe, e aí alteraria o ícone.

Eu uso o Launch4J, é bem interessante, da até pra colocar imagem de apresentação.

1 curtida

blza, obg Abner!

Então @JoaoPauloFT, se vc pensar bem, a questão do ícone do Jar é bem mais um lance de sistema operacional do que da programação em si. Tem, todavia, como você criar um .exe com o Launch4J (como o Abner disse), mas isso funcionaria para Windows.

E para Linux?

Você deverá criar um “instalador”. Como assim um instalador? Um script em shell para adicionar o ícone na área de trabalho com a imagem que você quer. Não é díficil, só que os problemas vem com a compatibilidade com cada interface gráfica que os SOs usam. Por exemplo, eu uso Linux Mint, na interface Cinnamon. Então, o jeito que o Cinnamon lida com shortcuts não é o mesmo que a GNOME (Ubuntu), ou que a KDE (Kubuntu), ou que a XFCE (Xubuntu) e assim vai.

Todavia, o script por si só não é difícil. Basta uma pesquisadinha. Você depois compacta tudo que precisa e é só pedir pra rodar o script.

1 curtida

Uma solução simples é criar um atalho pro .jar e mudar o icone do atalho

Na máquina dele é ok, agora para os clientes… acha que eles fariam isso na mão? Eu penso que não. Daí, o instalador.

Mas achei que isso fosse obvio… Do mesmo jeito que o cliente não vai copiar o JAR na mão pra instalar. É bom sempre ter um instalador.

Olha, um jar pode ser executado normalmente. Funciona quase como um .exe. Pro Windows, se a aplicação não necessitar, criar um instalador para algo que pode ser .exe é exagero. No Linux, se você não precisa de instalador, eu deixo como JAR mesmo.

1 curtida

E bota o exe na área de trabalho? Me parece pouco polido trabalho assim pra software profissional. Mas…

Cê fala de criar um instalador apenas para esconder o .exe e criar um atalho?