Como um framework ou uma plataforma funciona? Dentro do Código JAVA?

Olá,

Sou um ex. Programador C++. Sempre fiz meus próprios imports e chamadas para meus packages.

Como um framework como o maven funciona?
Ou seja, tenho interesse em programar usando o maven usando somente um editor de texto como o vim.
Como posso entender a estrutura de tal?

Grt por qualquer link ou explicação.

O maven não é um framework, é um gerenciador de dependências (claro que o site oficial diz que é mais que isso, mas a “essência” dele é gerenciar dependências).

Antigamente se eu precisasse usar alguma lib, eu baixava, copiava no meu projeto e ao compilar eu indicava que aquela lib deve ser usada.

Com o maven vc só adiciona em um arquivo de configuração e ele faz o resto (baixa, caso vc ainda não tenha, já adiciona na compilação, etc).

Como eu disse, ele faz mais coisas, sugiro ler o link acima pra ter uma ideia geral.

Hugo,

Uma dica muito útil. Tenho interesses em programar Java Usando somente um editor de texto. Tentarei instalar o Maven junto de uma lib. Sei que o eclipse etc, proporcionam uma bela forma de programar, mas como eu falei, como estou acostumado a programar C e C++, não consigo imaginar eu programando algo sem saber como a estrutura está em funcionamento.

Além do vim e dos editores de texto tradicionais, você conhece algum editor fácil para o Java?

Grt.

@pinguim-86 existe o Gradle também, é uma ótima opção.


Sobre editor de texto: O VSCode é mt bom

“Fácil” é relativo, vai muito do gosto de cada um, eu sugiro testar vários e ver qual você se adapta melhor.

VS Code, Sublime e Atom, por exemplo, são mais simples, mas pra ter suporte a Java precisa instalar os respectivos plug-ins.

Eclipse, NetBeans e IntelliJ são IDE’s, então eles são mais que um simples editor. Além de já vir pronto pra usar (não precisa de plug-in, já são feitos pra usar Java), possuem várias ferramentas pra ajudar (pesquise o site de cada uma, mas de forma geral, pelo menos pro básico, são parecidas). Por isso são mais pesadas e precisa de uma máquina boa pra não ficar lento.

Eu diria, de forma geral, que pra aprender as “entranhas” de como funciona, qualquer editor + linha de comando serve. Mas pra ter produtividade no dia a dia, prefiro uma IDE.

2 curtidas