Como usar o WindowBuilder

Caras,
Sou iniciante em java, estava tentando fazer a parte gráfica de um código apenas no JOptionpane, mas ainda não conseguir deixar adequado. Então, me indicaram o windowBuilder, instalei e criei a tela da forma que quero. Ja tenho o código funcionando, e ja tenho a tela feita. Como unifico os 2? Como faço as variaveis que eu criei no meu código, conversarem com as variaveis de tela que criei? Se conhecerem algum curso ou tutorial, me indiquem. Meu ingles é capenga, mas ja é algo.

Abraços galera.

O windowBuilder é um plugin que vc instala na IDE para usar o framework SWING, esse fremework serve somente para fazer as interfaces gráficas, para fazer a comunicação do seu código com a interface não tem nada de especial, é so passar as variáveis da sua camada de VIEW, que no caso é o SWING para um CONTROLLER.

é como programar em qualquer outra VIEW(como HTML por exemplo).
da uma olhada no modelo MVC que serve para separar seu projeto em camadas de responsabilidades.

por exemplo a sua tela ela é uma classe como qualquer outra, a diferença é que ela herda da classe JFrame para fazer a tela, abra o codigo fonte e localiza os eventos dos botões por exemplo(click de botão) da ao clicar vc pode passar as informações para suas classes de processamento de dados(controllers)