Olá, tenha uma dúvida que me anda me assombrando há dias: programação web ou desktop ? Comecei a um certo tempo estudar Python e gostei de mais, mas, tenho um pequeno medo de estudar para desktop e não consegui arrumar um emprego. Tenho 17 anos, e me sinto meio pedido no mercado de trabalho, tenho bastantes preocupações, e venho por meio dessa postagem com intuito de ter minha dúvida esclarecida. ATT
você é jovem e continue no Python pois ta no caminho certo.
Continuarei, o que você do mercado de trabalho para programadores, e quais tendência você acha que estará em alta futuramente ? Pretendo trabalhar profissionalmente com programação
Vendo estudos, publicações, fóruns, etc, o futuro é WEB, mais precisamente o mercado mobile. Basta ver o quantitativo de uso entre as plataformas (desktop vs mobile) e você já responderá a sua pergunta. Mas o mercado Desktop não irá desaparecer do dia pra noite. Há sistemas legados, sistemas que não necessitam (ou não podem) ter acesso web, e aplicações mais específicas. Desktop ainda terá longos anos de vida, mas será cada vez mais escasso, opinião pessoal.
Independente da linguagem escolhida, falaria a você seguir o caminho web-mobile.
Python é uma boa linguagem, já está em pé de igualdade no stackoverflow com o JS. E acredito que logo irá passar.
Para maioria das vagas, foque em web e mobile.
Desktop deixa em segundo plano, só fique de olho no que as empresas usam em seus legados, como Delphi, VB, Windows Forms, Java Swing, etc. Novas aplicações são raras, módulos muito específicos para quando o browser não dá suporte.
Se pintar alguma indicação boa, você se adapta fácil se já tiver experiencia com algum projeto real. Importante é ter lógica de programação, vivencia dentro do Negócio da empresa e pesquisar/estudar sob demanda.