Componentização Java Web

1 resposta
R

Bom dia pessoal,

Rápida e objetivamente, inicio esse tópico lançando uma pergunta no ar:

No contexto atual, quando surgem com frequência novos frameworks prometendo velocidade de desenvolvimento cada vez maior, será que ainda vale a pena ancorar-se em um arcabouço tecnológico e empreender uma evolução privada ou o que experimentamos de evolução pública faz-se mais promissor (uma vez que provavelmente menos oneroso)? O que você acha?

Tinha um objetivo bem simples quando abri esse tópico: “alguém conhece um bom curso de componentização para java web (jsf, provavelmente) aqui no Rio (ou ead)?” Essa continua sendo a pergunta principal, para mim; mas quero aproveitar o espaço para problematizar o tema e saber como meus amigos de profissão vêm essa área:

[list] Em que medida praticam ou acham uma boa praticar a componentização?[/list]
[list] Você acha que a componentização vêm de fato sendo praticada? Ou será que o que mais tem se aproximado dela é a templatização na construção de layouts?[/list]

Att,

Ricardo Terzella

1 Resposta

Guerr

Acredito que a componentização arquitetural vem sendo praticada, porém uma componentização funcional do sotware é muito mais complicada e vejo poucos fazendo isso.

Na verdade o arquiteto deve definir quais são os requisitos de componentização do software, levando em consideração questões como o reúso, flexibilidade e etc… É a partir daí q vc vai ver o que precisa ou não estar bem modularizado. Por exemplo, se sua aplicação precisa de suportar plugins, os requisitos de componentização são muito maiores do que um software que não precisa.

Criado 18 de outubro de 2011
Ultima resposta 26 de nov. de 2011
Respostas 1
Participantes 2