Conexão com banco de dados mysql

E ai galera!!!..estou com uma duvida…o que é melhor:

Conectar o banco de dados uma única vez para o sistema todo ou;
Conectar o banco de dados uma unica vez para cada tela (ex: telas de caddastros) ou ainda;
Conectar o banco de dados toda vez que for executar uma tarefa de inserção, alteração, exclusão ou consulta?
Qual opção é mais eficiente?

A melhor opção msm é usar um pool de conexões que ele irá gerenciar esses detalhes para você. Porém, das opções que vc passou, eu ficaria com essa:

Conectar o banco de dados toda vez que for executar uma tarefa de inserção, alteração, exclusão ou consulta

Ou seja, sempre abriria uma conexão com o banco ao realizar alguma ação e fecharia ao final dela.

E ai Lucas!..então vou deixar do jeito que está…heheh…pensei em melhorar isso…apesar de que as tabelas que estou usando não terem muitos registros, por enquanto não consigo ver diferença, mas uma hora isso vai começar a fazer a tal diferença…vou dar uma estudada em pool de conexão como sugeriu…caso tiver alguma dica de literatura sobre isso passa pra nós…desde já agradeço

Pode começar dando uma olhada nesse: https://www.baeldung.com/java-connection-pooling

Valeu…muito obrigado