Conexão com mais bancos de dados com hibernate

Bom dia, tenho um sistema usando o PostgreSQL para persistência de dados e preciso conectar a outro banco o SqlServer somente para obter dados e estou perdido em como fazer.
Sei que preciso configurar outra conexão mais não sei como fazer, pergunto preciso fazer outro persistence.xml ou posso escrever a configuração no mesmo que uso? Preciso criar um bean para receber esses dados do banco SqlSever (esse banco não pode ser feito nenhuma alteração).
Alguém teria algum exemplo para eu poder me basear e implementar no meu sistema, obrigado a todos.

Aqui tem um exemplo: https://stackoverflow.com/a/1924913

Muito obrigado, com certeza isso seria um primeiro passo no caso depois de conseguir conectar e puxar os dados desse banco preciso fazer um bean para persistir essas informações no postgresql? esse bean precisa de alguma anotação para que o hibernate não crie nada no banco SqlServer? essas duvidas são mais complicadas pois imagina se consigo a conexão e o hibernate faz alguma modificação o_O

Na classe que nao pode sofrer alteracoes, use a anotação @Immutable e não use hibernate.hbm2ddl.auto na configuração.

Eu no seu lugar usaria jdbcTemplate, mais controle e menos overhead.

Entendi, vou tentar aqui com uma base de teste muito obrigado mesmo.

Só mais uma ajuda qual seria a configuração do aplicationContext para o sqlserver?

Nao sei sobre aplicationContext, ou está querendo dizer hibernate-xxx.cfg.xml?

Desculpe essa parte seria a configuração do spring, mas está com varios erros inclusive no driver de conexão, estou usando este mssql-jdbc-6.1.0.jre8.jar para conectar ao SqlServer 2012, e essa configuração do sprint que preciso criar o datasource e o entityManagerFactory dessa conexão e não esta dando certo.

Este é minha conexão principal:

E esta é minha conexão com sqlserver:

Dessa forma nao sei, só pelo hibernate-xxx.cfg.xml como mostrado naquele exemplo.