Conexão Remota de Pipeline do Azure ao BD Firebird

Oi pessoal, bom dia!

Recebi uma demanda para extração de dados de um BD Firebird. Como não tenho muito conhecimento nesse BD, venho pedir uma ajuda pra resolver esse problema.

O BD faz parte de um Software de Gestão que está instalado no desktop do cliente. Esse desktop possui IP fixo e o BD Firebird está em uma pasta no diretório de instalação do software.

O objetivo é fazer a conexão (pipeline) nesse BD e extrair alguns dados que serão levados para um DW em nuvem Azure para alimentar um BI Gerencial.

Minha dúvida está em saber como fazer essa conexão e o que preciso configurar no cliente para conseguir essa conexão ao BD Firebird.

Qualquer ajuda será bem vinda!

Obrigado!
Rafael

Não manjo muito de Azure, mas bancos Firebird normalmente não são muito protegidos, tanto que a maioria pode ser acessado com usuários e senha padrão (usuário SYSDBA, senha masterkey), em aplicações de gerenciamento como o FlameRobin. Sabendo o IP, você pode fazer uma conexão remota (na mesma rede) na porta 3050, se estiver liberada no firewall da máquina que hospeda o banco.

Via internet pode ser mais complicado, mas se o IP de internet é fixo, deve ser possível. Já isso ser feito com no-ip, embora seja bem lento.

Sugestão simplificada: criar uma aplicação ou similar que fique rodando no cliente, na mesma pasta da aplicação, com a função de ficar enviando esses dados para um endpoint no Azure.

Abraço.

1 curtida

Obrigado Amigo!

Bem isso que havia pensado como solução.

A partir do Azure vou instalar na máquina do cliente um Integration Runtime que será utilizado para conexão, facilitando também a atualização de dados programada para ser 8 vezes ao dia.

Embora ainda novo no FB acho que não terei muitas dificuldades.

Abraço!