Configuração da aplicação

olá, bom dia,

A minha duvida é a seguinte.

A estou com uma aplicação em desenvolvimento, mas eu quero que ela execute em qualquer máquina. Comecei a fazer nesta aqui, e, enquanto aqui, o programa roda como se deve, mas quando fui testar em outra máquina, ela perdeu diversas configurações, entre elas, a fonte e outras funções que eu havia posto. Tem como resolver isso sem ter que sair instalando por ai as fontes e recursos que eu usei ?

Se tiver solução Estarei muito Agradecido.

Está desenvolvendo em uma máquina windows e tentou rodar em uma linux?
Se sim, as probabilidades de estar usando uma fonte que não existe naquela distro (ou em nenhuma, por padrão) são enormes.
Se não quer correr este risco, certifique-se que a fonte escolhida está presente em todos os SOs que deseja utilizar.
Acredito que a aplicação seja desktop, isso?
Se for, atente-se ao fato de que, o layout pode sofrer pequenas variações, de acordo com a forma como foi modelado (principalmente se usa look and feel).
Além disso, verifique se a versão do OpenJDK ou do JDK em uso nas máquinas que quer rodar o sistema é a mesma da máquina onde o aplicativo foi compilado.

Há muito tempo lembro que havia discussões sobre quão portável o java é. E o excelente @ViniGodoy sempre foi enfático ao afirmar que o C era mais portável por haver mais compiladores para mais opções de ambientes que o java possuía VMs para plataformas distintas.

Cada máquina é uma máquina. Teste suas aplicações desktop sempre em uma máquina zerada (pode ser virtual). Evite usar fontes que não vem por padrão, caso contrário terá que instalar automaticamente pelo seu programa, isso se o usuário tiver permissao de adm. O Office por exemplo instala muitas fontes, mas nem todo mundo tem office.