Configuração padrão para computador do programador

Estou iniciando um projeto, onde, preciso de 3 maquinas para um curso. Inicialmente vou começar com cursos básicos e expandir para curso de desenvolvimento, programação, web disgner, etc. Para programação a configuração abaixo atende com eclipse, mysql e ireport? Preciso de iniciar e depois atualizar as maquinas!

Processador: AMD Athlon II X2 3.00GHz Memória RAM: 2GB de memória Sistema operacional: Windows 7 Disco rígido: 200GB de HDD

Rapaz, a configuração depende muito do que você vai ensinar no curso (só o Java SE, vai ter algo web com Tomcat/Jetty/JBoss/Wildfly, vai falar sobre ferramentas de build como Maven ou Gradle?)… Se for para o Java SE simples acredito que 4GB de memória RAM “resolva”, mas acredito que o ideal sejam 8GB de RAM…

Uma coisa que pode te ajudar é para o curso de Java, caso o instrutor conheça, é utilizar uma distribuição Linux com gerenciador de janelas mais leve que te ajuda a reduzir os requisitos de hardware…

Cara, essa máquina serve, porém fique ciente que você poderá ter dores de cabeça, devido ao processador já ser bem ultrapassado e a quantidade de memória ser fraca, caso você queira certa performance para trabalhar.

Eu sugiro processadores quad-core ou superior, independente da marca, particularmente eu utilizo AMD athlon II x4, mas intel core i5 e/ou i7 te ajudarão da mesma forma, lembre-se. Quad-core ou superior.

Quanto a memória, 4GB ainda é pouco, principalmente para trabalhar com aplicações que requerem muita alocação, como banco de dados e algumas IDE’s como visual studio por exemplo.
Sugiro que tenha uma máquina com 8GB ou superior. Mas 8GB já te dá uma performace ótima, e garante que você não terá gargalos na sua máquina, enquanto tiver várias aplicações abertas ao mesmo tempo. Banco de dados, IDE, browser com varias guias, talvez um spotify para dar aquela descontraída…

Quanto a sistema operacional, isso não te prejudica, somente caso você queira trabalhar com aplicações para windows, então linux não seria uma boa idéia… Mas deu a entender que você vai usar java, então qualquer sistema operacional serve.

HD, 200 GB é bom, mas tome cuidado, uma hora você vai acabar precisando de mais, e se não tiver uma extensão disso, como hd externo ou cloud talvez fosse melhor dar uma segurada no dinheiro e juntar uma grana a mais para pegar uma máquina com 500GB.

Apenas uma observação. Eu não sei quais são suas condições ok? Mas pegar uma máquina robusta para trabalhar não significa gastar dinheiro, significa fazer investimento ok? Pense bem antes de comprar uma máquina com os requerimentos que você citou. Pq se você começar com uma máquina “fraca” é bem provavel que mais na frente você gastará ainda mais tendo que comprar outra mais potente. Então seria melhor segurar um pouco, juntar uma grana a mais e pegar uma máquina que não vai te deixar na mão.

Obrigado!