Configurar Postgresql JDBC + Tomcat 8.5

Pessoal, boa noite.

Vou fazer um breve desabafo e tentar resumir:
“Primeiras aulas de java script no eclipse na faculdade, exercícios básicos como criar um formulário, usar o jsp, scriplets, etc… Até ae iria tudo bem, no entanto, um trabalho da faculdade pede para que eu faço uma conexão com o banco de dados usando Postgresql JDBC e ae começa toda minha saga, pois a apostila vem um link para baixar o “.jar” do Postgres e depois já começa mostrando conceitos como select, insert… bem já estou a 2 semanas tentando várias soluções e nenhuma funciona…”

Estou utilizando as seguintes ferramentas:
Eclipse “Eclipse IDE for Enterprise Java Developers.”
TomCat: v8.5
Postgressql: postgresql-42.2.5.jar

Não vou escrever todas as tentativas que eu já fiz, porque já foram tantas e acredite já olhei em tudo que é fórum e nada funciona. Por isso, gostaria muito que se alguém pudesse me explicar o passo-a-passo para começar a conseguir resultados, eu agradeceria muito!!!
O que eu faço com esse arquivo .jar e depois que descobrir um fim para esse bendito, como configuro e como faço uma chamada válida no meu banco de dados:

Database: db_controle_academico
usuário: postgres
senha: postgres

Tabela de teste: Select mat_aluno, aluno, cod_disciplina from aluno

Grato,
Felipe Britto Freire

Boa noite Felipe. Seja bem vindo ao fórum.

É Java ou JavaScript? Se Java, esse .jar é uma lib que você precisa para “intermediar” entre a sua aplicação.

Como adicionar uma lib ao classpath?

Como conecta o banco de dados com o Java usando Eclipse?

Oi Abner, boa noite.

É desenvolvimento Web em java, mas como tem java script, acredito que tenha me expressado mal e talvez ainda esteja.

Eu não entendi nada no Eclipse que eu estou usando ele só exibe a opção para poder adicionar “.js” o que isso significa?

Seguindo o segundo vídeo consegui fazer a conexão funcionar com essa chamada aqui em uma classe Java

package modelo;

import java.sql.Connection;
import java.sql.DriverManager;
import java.sql.SQLException;

public class Conecta {
private static Connection con;

public static void main(String[] args)
{
    String driver = "org.postgresql.Driver";
    String user   = "postgres";
    String senha  = "postgres";
    String url    = "jdbc:postgresql://localhost:5432/db_controle_academico";
    try
    {
        Class.forName(driver);
        setCon(null);
        setCon((Connection) DriverManager.getConnection(url, user, senha));
        System.out.println("Conexão realizada com sucesso.");
    }
    catch (ClassNotFoundException ex)
    {
        System.err.print(ex.getMessage());
    } 
    catch (SQLException e)
    {
        System.err.print(e.getMessage());
    }
}

public static Connection getCon() {
	return con;
}

public static void setCon(Connection con) {
	Conecta.con = con;
}

}

Quando voltar da rua vou continuar mexendo, para tentar salvar um registro na minha tabela.

Se tiver mais dicas eu agradeço.

Desde já muito obrigado.
Abs e Obrigado

Pessoal, boa tarde.

Ontem a noite eu havia escrito o método acima e o teste de conexão estava funcionando. Hoje pela manhã comecei a desenvolver os testes de consulta e escrita e todos não funcionavam, achei e estranho e tentei rodar o teste de conexão novamente e para minha surpresa estou tomando a seguinte mensagem de erro:

HTTP Status 404 – Not Found

Type Status Report

Description The origin server did not find a current representation for the target resource or is not willing to disclose that one exists.

Apache Tomcat/8.5.38

Alguém conseguiria me ajudar?
Abs e obrigado