Conselho para iniciar projeto

Desculpem de estiver postando em local errado, gostaria que alguém me direcionasse melhor. Estou querendo implantar em meu serviço um programa e APP com JAVA. O atual é todo em Excel, o que limita muito em questão de velocidade. Tenho conhecimento de lógica de programação e algoritmos, e agora comecei a estudar JAVA, porém pude notar que para criação de um banco de dados precisarei usar MySQL. A questão é, estou começando a estudar P.O.O… Termino os estudos e depois começo com MySQL.

Obs.: Estou pensando em usar este recurso para apresentar uma pesquisa operacional na faculdade é para dia 18 de outubro. Gostaria de apresentar algo que já tivesse funcionalidade e dados reais.

Antes de tudo isso, vale lembrar que há uma cultura na empresa, por mais que você faça (se não for o dono), pode não surtir efeito. Você já pode ir utilizando o MySQL, faz alguns testes, já tenta ir criando um diagrama pra o que você vai precisar.

Dá uma olhada nesse site: https://pplware.sapo.pt/software/como-criar-um-diagrama-eer-com-o-mysql-workbench/

Procura alguns vídeos no youtube também. Se você acha que pra você é melhor estudar uma coisa de cada vez, termina um estudo depois começa outro. SENÃO, você pode ir estudando os dois assuntos sem problemas. Até porquê no primeiro momento você só faria uma “cotação” dos dados.

1 curtida

Considere tudo o que o @rodriguesabner disse e acrescente:

  • Planeje: como o sistema que você pretende desenvolver deve ser? Quais problemas ele resolverá? No que mais ele pode ajudar?
  • Defina: defina todas as funcionalidades do sistema, desde eventual login, até a geração de relatórios (em xls, por exemplo).
  • Modele: faça modelos para cada parte do sistema, seja o banco de dados ou as funcionalidades do mesmo

Só após isso é que você deve por a mão na massa.

1 curtida

Como tenho pouco tempo por conta da faculdade e serviço, vejo mais vantagem focar em apenas um. Só ainda não tenho muita noção do que me dará banco de dados mais condizentes com as planilhas do meu trabalho. São planilha de dados de usuários, quero além de facilitar a busca desses dados pros funcionários mais leigos, deixar a atualização dos dados por conta dos próprios usuários. Vou dar uma olhada mais a fundo no MySQL pois me pareceu um pouco o que tá em mente. Agradeço as dicas

Brother, no fim, focar apenas em um se resume a mexer com 4 ou 5 coisas diferentes.