Continuar ou Não a Faculdade

8 respostas
programaçãoweb
G

Boa noite galera tudo bem, me chamo Gustavo, Atualmente eu curso o 1º semestre de Gestão de Tecnologia da Informação, porém a grade não me agradou pois é praticamente tudo teórico e não tem nada de programação, desde mais novo sou fascinado pela área de programação, mas por ser muito preguiçoso até o momento não aprendi nenhuma linguagem, estou pensando em mudar de curso pretendo cursar Sistema de Informação, porém estou bem desanimado pois a faculdade deixa muito a desejar, andei vendo bastante videos e lendo bastante artigos sobre a programação e vi que muuuuuuuuuitos programadores não tem ensino superior, creio que muitos aprendeu a programar por conta própria, tanto que estou estudando por conta própria Algorítimos e Lógica de programação, minha duvida é. Será que compensa continuar pagando caro em uma faculdade que não vai me ensinar praticamente nada? pois perguntei para o pessoal de S.I do 4 semestre os cara sabem menos do que eu, então estou preocupado pois a faculdade esta me tomando muuito tempo e dinheiro com um conteúdo que eu não vejo relevância com a programação. estive vendo alguns videos que o pessoal falou para estudar bem sobre uma determinada programação e procurar tirar certificações que com certeza vale mais que um diploma. Meu foco é Desenvolvimento WEB será que vale a pena investir nessa área?

8 Respostas

jeppbr

Boa tarde, a faculdade se trata de apenas de uma parte de conhecimento da area de TI, muitos dos alunos que você perguntou esperou ou espera pela faculdade, existe uma gama infinita de conhecimentos fora da faculdade, basta buscar esse conhecimento, é claro que um diploma de ensino superior vai abrir seu legue para outras opções, conheço um senhor que fez faculdade na minha época que ele programava mais que os professores, mas o fato de não ter ensino superior fazia com que ele ganhasse menos, e para melhorar o salario dele, ele teve que fazer a faculdade, não sei a sua idade, mas nada é fácil, a faculdade gera muitos assuntos teoricos ainda mais nos primeiros semestres, mas como falei alem da faculdade você pode buscar informação fora, sobre o atual curso, você ira tratar na area de TI como Gestor, e para atuar como programador, eu recomendo Sistema de informação ou Analista de Sistemas.

G

Muito obrigado amigo pela dica, estou pensando na possibilidade de mudar para ADS porém os cursos são a distancia, tenho certeza que terei que me adaptar a essa modalidade até mesmo pelo fato de todas as linguagens hoje em dia estão disponíveis na internet. teria alguma faculdade para indicar EAD, atualmente faço na anhanguera porém são bem fraquinhos. sou de São Paulo

jeppbr

desculpa a demora, hehehehe, mas assim 30% é a faculdade os 70% que sobra é sua dedicação, foco, esforço e disciplina. assim, fiz minha pos na area de gestão de TI, eu não me identifiquei, mas tem gente que gosta. eu particularmente curto programar.

LuanFroehlich

No meu caso, eu me deparei com a mesma preocupação que você: a qualidade.
Paga-se caro para estudar em uma estrutura velha, teórica demais, com professores velhos e “sou dono da razão” e pior de tudo, o que conta é nota pra passar pra chegar no final, ganhar o canudo e nem se lembrar do que aprendeu a 2 semestres atras.
Claro que estou falando do que eu passei e vi aqui, não estou generalizando, não sei como é por ai.
Eu larguei a faculdade, sei de mais uma galera que largou e decidiu estudar por conta própria, tem varias vantagens como focar no que é atual, no que se realmente vai usar, assuntos e pessoas interessantes, etc.
No meu ponto de vista, vale mais a pena pegar esse dinheiro da faculdade(que não é pouco) e investir em cursos, viagens, eventos, Networking, etc. Irão agregar muito mais do que uma faculdade.
Foi o que eu fiz e mais alguns colegas fizeram.
Mas como sempre, a resposta é “depende”.
Então estuda bem seu caso, avalia bem todas as variáveis e toma uma decisão.
Quando escolher, vá com tudo. :wink:

G

Hahahahah obrigado man, pensei nisso mesmo do valor investido na faculdade fazer cursos, mais temos que avaliar também a questão de oportunidade de estágios e outros benefícios como CONCURSOS que podemos concorrer com a faculdade, fora a cela especial udhawuhdauhduha

LuanFroehlich

Cela especial pega pesado kkkkk
Mas acho sacanagem pagar um valor estupidamente caro para uma estrutura fraca, conteúdo velho e ainda ter que estudar muito mais coisa fora da faculdade.
Em relação a emprego, eu acho que se você conseguir provar que vc sabe das coisas, vale mais.
Faz projetos próprios, estuda e testa novas tecnologias, fica por dentro das coisas novas, conversa com outras pessoas da área, participa de eventos, faz “mini-palestra”…enfim…tem muitas opções…é o q eu acho.

darlan_machado

Eu acredito que, em qualquer aspecto da vida, se você não está satisfeito, para e vai fazer outra coisa: namoro, morar com os pais, emprego, estudo, lugar onde mora, etc.
Sendo assim, se não te convém gestão, muda pra SI. Se tem pouca programação, tenta engenharia ou ciência da computação.
Porém, faça isso já!

Outra coisa,

Realmente pense muito bem. Não é só aprender uma linguagem e resolveu tudo. É muito estudo, mesmo após a faculdade. Todo dia lançam um framework novo, uma abordagem nova, inventam ou reinventam algo.
Portanto, esteja ciente que esse é um ramo diferente, por exemplo, da contabilidade, que uma vez aprendida, você usa sempre.

G

SIm, tenho acompanhado sobre frameworks e etc, tomei a decisão de fazer EAD, e vou estudar frontend por fora também

Criado 24 de maio de 2018
Ultima resposta 13 de jun. de 2018
Respostas 8
Participantes 4